Compensa comprar o Jeep Renegade seminovo: prós e contras
Veja os pontos positivos e negativos que devem ser avaliados no momento de comprar um Jeep Renegade, seja ele 0 km ou seminovo.
O Jeep Renegade é o SUV mais vendido do país, os dados comprovam apenas o sucesso do veículo no mercado nacional. Mas vale investir em veículo seminovo? Veja!
Jeep Renegade: opção de seminovo também deve ser considerada
O SUV compacto da Jeep chegou no mercado nacional em 2015, e desde então tem transformado a categoria. Em 2021, ele foi o utilitário esportivo do Brasil.
O fato é que, seja como seminovo, ou como zero quilômetro, o Jeep Renegade possui prós e contras que devem ser levados em consideração.
Como seminovo, o modelo pode ser comprado por um valor mais reduzido, porém, o interessado deve estar atento aos detalhes, como avarias estáticas, estado de conservação, e se toda a mecânica está em dia e sem nenhum problema.
Em uma breve pesquisa, de acordo com o levantamento de preços da Tabela Fipe, a versão Sport do Jeep Renegade 2020, com motor 1.8 flex, câmbio automático de seis velocidades e tração 4×2, tem preço de R$ 95.188.
No entanto, no mercado de seminovos, o valor pode variar ao levar em consideração estado de conservação, configuração do modelo, e até região de venda.
Já como zero km, o carro tem como vantagem a garantia de fábrica, e a certeza de que o veículo não possui nenhuma falha provocada por tempo ou mau uso. Atualmente, a linha 0 km tem um valor inicial de R$ 122.908, na versão Sport.
Versões e preços Jeep Renegade 2022 0 km
Sport T270 4X2 – R$ 123.908
Longitude T270 4X2 – R$ 138.410
Serie S T270 4X4 – R$ 164.136
Serie S T270 4X4 (com teto solar) – R$ 172.080
Trailhawk T270 4X4 – R$ 164.136
O que avaliar ao comprar um Jeep Renegade
Porém, antes de decidir investir em um modelo novo ou usado, o futuro comprador deve avaliar que as principais características do SUV atenderão as principais necessidades no dia a dia.
O compartimento de bagagens por exemplo, não é um dos melhores da categoria de SUVs compactos. As versões 2022 receberam uma ampliação na capacidade volumétrica, onde o motorista e passageiros terão 385 litros disponíveis.
No entanto, em versões como a Trailhawk tem uma capacidade volumétrica ainda menor, de 314 litros.
Ainda sobre o espaço interno, algo que é um fator positivo no modelo é o espaço interno. O veículo que comporta até cinco ocupantes possui dimensões generosas tanto para o espaço das pernas, quanto em relação a altura de teto.
A distância entre-eixos do SUV é de 2.570 mm. Já a altura é de 1.712 mm, e a largura é de 1.805 mm.
Carro conta bom nível e acabamento e conectividade
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o bom nível de acabamento do modelo. Os materiais utilizados desde a versão de entrada são de boa qualidade.
Sobre os equipamentos inclusos, o carro também leva pontos. Na última atualização, o novo Renegade recebeu um pacote tecnológico inédito em seu segmento. Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução.
O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente.
A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. O novo Renegade também pode receber a comutação automática do farol alto, bem como monitor de veículos no ponto cego (BSM), aviso de tráfego traseiro, faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist.
Além de todas essas tecnologias autônomas, o Novo Jeep Renegade traz quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
Motorização, performance e consumo: 0 km e seminovo contam com diferenças
Por fim, o interessado no SUV deve levar em consideração as opções de motorização disponível.
Ao optar por um modelo seminovo, o interessado terá disponível versões com motorização 1.8, por exemplo, como a versão Sport citada no início da matéria.
Porém, as versões 0 km são todas equipadas com propulsor 1.3 litros turbo flex, de 180/185 cv de potência e 270 Nm de torque. A velocidade máxima varia de 200/202 km/h a 208/210 km/h, de acordo com a versão.
Os dados de desempenho também foram alterados na última atualização. Agora, o Jeep Renegade na versão Sport tem um consumo de 9,1 km/l com gasolina e 6,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada os dados são de 10,8 km/l e 7,6 km/l, respectivamente.
Dessa forma, é correto dizer que o carro tem boas condições para uma proposta familiar, seja para o uso no dia a dia, bem como para viagens aos fins de semana.
Só será necessário ter cuidado com a quantidade de bagagens que pretende levar, bem como com o consumo, que pode pesar no bolso no fim do mês.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.