Última parcela do IPVA 2022 para placas finais 5 e 6 vence na quarta (20)

A terceira e última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2022) de automóveis usados, registrados em Pernambuco e com placas terminadas em 5 e 6, vence nesta quarta-feira (20). 

ipva restituição passo a passo
(Imagem: Reprodução)

Como pagar o IPVA 2022 no Pernambuco

No início do ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) enviou pelos correios os carnês de pagamento para o endereço dos proprietários. Mas quem ainda não o recebeu pode acessar o site do órgão e imprimir os boletos.

Com todo o licenciamento quitado, o proprietário tem liberado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital. É necessário que o proprietário verifique se há multas das demais jurisdições, como infrações em rodovias federais, e quitá-las. Só assim, terá acesso ao CRLV Digital.

VEJA TAMBÉM

Como obter o CRLV Digital

Para obter o documento, é preciso fazer o download gratuito, na Google Play ou App Store, da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O usuário deve fazer o cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado. 

Em seguida, para adicionar o documento basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança.  Então, o acesso ao CRLV eletrônico será liberado, sendo possível, caso desejado, imprimir o documento em papel A4. 

O Detran-PE ressalta que todo procedimento é feito online, sem necessidade de comparecer à sede do órgão ou lojas em shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Expressos Cidadãos.

O documento pode ser acessado mesmo com o dispositivo offline (sem acesso à internet), juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Senatran, o aplicativo permite compartilhar o documento eletronicamente com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo. Para isso, basta que todas tenham instalado, no dispositivo móvel, o aplicativo CDT.

Justiça determina a volta da emissão do CRLV em papel moeda, entenda os motivos
CRLV (Foto: Detran)

IPVA 2022: Multas atrasadas com juros e correção

O Detran-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial. Pelo quarto ano consecutivo, as multas não estão incluídas no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. 

Portanto, para pagar o usuário deverá acessar o site do Detran-PE para gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. Desde janeiro de 2017, o site do órgão calcula automaticamente os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

Enquanto todas as parcelas não estiverem quitadas, é permitido circular com o CRLV de 2021 dentro do prazo-limite determinado pelo Detran-PE, conforme a portaria 8417 de 10/12/2021. De acordo com o cronograma, os prazos são os seguintes:

FINAL DE PLACA PRAZO-LIMITE PARA CIRCULAR COM O CRLV 2021
1 ou 2 Até o final de setembro/2022
3, 4 ou 5 Até o final de outubro/2022
6, 7 ou 8 Até o final de novembro/2022
9 ou 0 Até o final de dezembro/2022

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar