Passo a passo para consultar a CNH Digital pelo CPF
Veja como é possível consultar as informações da CNH digital através do CPF. Os dados também podem ser pesquisados no CDT.
As informações da Carteira Nacional de Trânsito, a CNH Digital, podem ser consultadas através do CPF no site do Senatran, veja o passo a passo.
CNH Digital: veja como consultar o documento pelo CPF
A Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, pode ser consultada através do CPF, pelo site no SENATRAN, o antigo Denatran.
Pelo portal, é possível consultar informações do documento, bem como solicitar a ativação da CDT, a Carteira Digital de Trânsito e pesquisar e baixar as informações do CRLV.
Todas as informações citadas podem pesquisadas através de uma passo passo bem simples, veja:
– Acesse o portal do Senatran;
– Faça o login com o seu CPF e senha cadastrada no GOV.BR;
– Clique no ícone Habilitação e confira as informações.
É importante destacar que todos os dados ali presentes são atualizadas através dos dados do Governo Federal.
Ainda sobre a CNH, é importante destacar que para os condutores de até 50 anos a validade é de 10 anos. Já para motoristas de 50 a 70 anos, a prazo é reduzido para 5 anos. Por fim, para os motoristas com idade superior aos 70 anos, a validade é restrita a 3 anos.
Também é possível baixar o CDT – a Carteira Digital de Trânsito
O CDT também é uma ferramenta que pode auxiliar o condutor na pesquisa por informações. Na Carteira Digital de Trânsito – CDT, é possível baixar a CNH Digital e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV (Documento do Veículo).
Para a CNH Digital é necessário que o documento impresso tenha o QR Code, ou seja carteiras emitidas a partir do dia primeiro de maio de 2017. Caso o documento tenha sido emitido antes do ano citado, basta solicitar a segunda via junto ao órgão competente.
A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas.
Vale destacar que, em ambos os casos, em uma possível autuação, a versão digital substitui o documento físico. Após baixar a CNH e o CRLV no CDT é possível acessar as informações mesmo sem o acesso a internet.
As versões digitais trazem vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade por meio de:
- Fácil compartilhamento das informações (exportação para PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil com validade legal conforme MP 2.200-2/2007). Isto evita o uso do papel para impressão e do scanner ou câmera para digitalizar cópias. Também dispensa o reconhecimento cartorial da cópia digital;
- A autenticidade, confiabilidade e integridade são validados facilmente através do aplicativo Vio.
- Para isso, basta baixar o App Vio (Android| iOS) e apontar o leitor para o QR Code do documento digital.
Além dos documentos digitalizados ( CNH e CRLV) o aplicativo ainda disponibiliza algumas facilidades. Destacamos abaixo as mais importantes:
- Compartilhamento do CRLV ;
- Indicar o Principal Condutor e;
- Possibilidade em gerar o boleto das infrações, com desconto.
Confira o vídeo do Garagem360 com o passo a passo de como baixar o CRLV Digital:
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.