Alta da gasolina incentiva a conversão de carros para o GNV

O aumento da gasolina fez a conversão de carros para o GNV subir 88% em 2021. Apesar de mais econômico, é preciso ficar atento a detalhes como o seguro.

O aumento no preço dos combustíveis líquidos fez a conversão de carros para o GNV (Gás Natural Veicular) subir 88% em 2021, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  Recentemente, a gasolina aumentou cerca de 18% e o diesel, 25% – e, com o prolongamento da guerra da Rússia com a Ucrânia, há previsão de que esse cenário de alta se mantenha por algum tempo.

 conversão de carros para o GNV

(Foto: Evolução Gás)

Conversão de carros para o GNV deve seguir em alta; acredita especialista em seguros

“Acredito que a adoção do GNV deva se manter enquanto o preço de outros combustíveis seguir elevado”,  avalia Carla Oliveira, diretora de Automóvel da HDI Seguros. “Além disso, o gás natural é melhor para o meio ambiente, algo que a população,principalmente a mais jovem, passa a levar em consideração cada vez mais”, afirma.

A instalação do equipamento de conversão de combustível líquido para GNV tem custo que varia entre R$3.500 e R$8.000, dependendo da região do País e da oficina escolhida. Trata-se de um valor significativo, que deveria ser justificado com a redução de custos a médio e longo prazo. E, para que isso aconteça, é preciso ficar atento a detalhes, como a apólice de seguros.

conversão de carros para o GNV

Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat

Como funciona o seguro para carros com GNV

É preciso deixar claro que nem toda seguradora trabalha com veículos convertidos para gás natural. Portanto, se você já tem um seguro e está pensando em converter seu veículo, procure seu corretor primeiro e informe-se a respeito.

Se a seguradora aceitar carros equipados com GNV, será preciso que você faça um endosso sobre a alteração realizada no veículo. A seguradora solicitará uma inspeção para se certificar de que a instalação do kit gás foi feita corretamente e então o valor do prêmio será recalculado – sim, você terá de pagar a diferença da cobertura. Desse momento em diante, o kit de gás aparecerá na sua apólice como item de cobertura adicional.

“Tem gente que converte o carro, mas se esquece de alterar a apólice do seguro, e isso pode gerar muitos problemas”, alerta Carla. “É muito importante estar segurado da maneira correta logo quando se faz a conversão. Imagine se alguém bate no veículo e danifica o kit gás – se a apólice não tiver a cobertura para GNV, esse prejuízo não poderá ser ressarcido”, ressalta a diretora da HDI.

A mesma situação ocorre em relação ao roubo do carro. Sem a atualização do contrato, o valor do kit não será indenizado.

A HDI Seguros é uma das empresas do mercado que oferece cobertura para veículos abastecidos com GNV. É importante destacar que, para aceitação pelas seguradoras, o kit gás precisa estar regularizado e homologado no Certificado de Registro de Veículo (CRLV) e no Certificado de Segurança Veicular (CSV) – e o cilindro deve estar dentro da validade.

GNV ficou mais caro em março

(Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA