Época de pagamento de IPVA e o contribuinte precisa redobrar a atenção contra possíveis golpes ou fraudes. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais alerta a população contra essas artimanhas praticadas por criminosos.
Cuidados com golpes em pagamentos do IPVA
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) está alertando a população sobre possíveis golpes e fraudes em pagamentos de tributos.
A SEF/MG informou que está recebendo diversos relatos de golpes envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
VEJA TAMBÉM
Os golpistas utilizam, principalmente, pagamentos via Pix. Eles usam páginas na internet parecidos com os sites oficiais dos órgãos governamentais para enganar os contribuintes.
As vítimas são atraídas por possíveis descontos para o pagamento do imposto, em alguns casos anunciam uma redução de 25%.
A SEF/MG também alerta que muitas dessas páginas são impulsionadas e patrocinadas para aparecer em destaque nos buscadores, como Google, Yahoo, Bing, entre outros.
Dicas para não cair em golpes
O órgão de Minas Gerais passou algumas orientações para a população não cair em golpes. Confira a seguir:
1 – Verificar o site corretamente
Quando fazer uma pesquisa nos buscadores para efetuar o pagamento do IPVA, verifique se acessou o site corretamente. Os golpistas utilizam versões falsas do link com caracteres e sinais que passam despercebidos, como pontos, hifens ou letras duplicadas.
O site correto pode ser verificado nos canais oficiais dos governos estaduais. No caso de Minas Gerais, a página correta do SEF/MG é www.fazenda.mg.gov.br.
2 – Cuidados com descontos
Os governos estaduais geralmente estabelecem alguns descontos para pagamentos do IPVA, por exemplo. Mas em poucos casos chegam a números expressivos.
Geralmente, grandes descontos acontecem para beneficiários de programas do Governo. No caso de Minas Gerais, os descontos não vão além dos 3% para o pagamento do IPVA em cota única.
3 – Links
Nunca clique em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. A Secretaria de Fazenda ou outros órgãos governamentais não enviam tais mensagens.
4 – Cuidado com os pagamentos
Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios.
Antes de efetuar o pagamento via Pix, confira os dados dos “Favorecidos”, que devem ser, por exemplo: ESTADO DE MINAS GERAIS, documento 18.715.615/0001-60, instituição ITAU UNIBANCO S.A.
Verifique no seu Estado quais bancos são autorizados para receber pagamentos de impostos.
Portanto, tome muito cuidado na hora do pagamento de qualquer imposto. Sempre verifique e confirme se as informações são verdadeiras.