Inmetro aponta os carros mais econômicos do Brasil em 2022; saiba quais são
Veja a lista dos cinco carros mais econômicos do Brasil em 2022 de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, confira.
O país inteiro passa pelo mesmo problema: a alta dos combustíveis. No entanto, para quem tem um carro beberrão na garagem, a crise é um pouco pior. Dessa forma, veja quais são os carros mais econômicos do Brasil, conforme o Inmetro e acerte na escolha ao comprar um novo modelo.
Carros mais econômicos do Brasil: Toyota Corolla Cross XRV Hybrid é destaque
Não é segredo para ninguém o atual preço dos combustíveis. Pelo contrário, o brasileiro tanto sabe que tem procurado alternativas e novas formas de economizar.
Para método de comparação, de acordo com o último levantamento da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a gasolina comum tem preço médio de R$ 7,210, enquanto o etanol registra média de R$ 4,95.
Dessa forma, ter um carro mais econômico na garagem é uma vantagem. Inclusive, o constante aumento de preços pode ser uma das justificativas para o aumento no número de vendas de carros híbridos e elétricos no mercado nacional nos últimos anos.
Para saber quais são os carros mais econômicos do Brasil, o Inmetro divulgou a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBVE. Confira o resultado.
Os cinco carros mais vantajosos em relação a economia de combustível, conforme o Inmetro
A lista a seguir considerou modelos de todas as categorias de carroceira, ou seja, hatches, sedãs e SUVs. Além disso, foi considerado os veículos de motores a combustão e híbridos. Carros elétricos não entraram na contagem abaixo.
Por fim, os dados obtidos com a gasolina foram considerados de mais relevância no comparativo com o etanol. Também foi considerado a média de consumo de MJ/km
1 – Toyota Corolla Cross XRV – 1,35 MJ/km
O SUV da Toyota foi um modelo apresentado no início de 2021, e desde então caiu no gosto do público brasileiro, tanto que foi o segundo SUV médio mais vendido do mercado nacional no último ano, ficou atrás apenas do Jeep Compass.
No quesito economia de combustível o carro também é destaque. A versão topo de linha do modelo, inclusive já testada pela reportagem do Garagem360, tem dados que impressionam. Com gasolina, o Corolla Cross Hybrid é capaz de fazer 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
No etanol, os dados são de 11,8 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. O conjunto motriz responsável por esse feito é a junção do motor 1.8 flex de 101 cv de potência, que trabalha em conjunto com o dois motores elétricos de mais 72 cv de potência.
2- Chevrolet Onix Plus – 1,34 MJ/km
Em segundo lugar está o Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 de 82 cv de potência. O sedã também sempre está bem posicionado quando o assunto é economia de combustível.
Com gasolina o carro faz 14,4 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com etanol na cidade o consumo é de 10,1 km/l e na estrada é de 12,5 km/l.
3 – Renault Kwid 1,39 MJ/km
O terceiro lugar do ranking fica por conta do Renault Kwid, subcompacto que foi reformulado ainda no início do ano, quando inclusive, ficou mais econômico.
De acordo com o Inmetro, o carro que conta com motor 1.0 de 70 cv de potência gera um consumo de 14,9 km/l na cidade e de 15,6 km/l na estrada. Com etanol os dados são de 10,3 km/3 e 10,8 km/l, respectivamente.
4 – Chevrolet Onix – 1,40 MJ/km
Outra configuração do Onix marca presença entre os carros mais econômicos do Brasil, dessa vez, o hatch com motor 1.0 de 82 cv de potência. Com gasolina o carro faz 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Já com etanol ele faz 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.
5 – Fiat Argo – 1,47 MJ/km
Para encerrar os 5 carros mais econômicos do Brasil, o concorrente direto do Onix, o Fiat Argo. O hatch da montadora italiana desenvolve um consumo médio de 13,9 km/l no ciclo urbano e 15,1 km/l no ciclo rodoviário quando abastecido com gasolina.
Com etanol ele desenvolve 9,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. O modelo vem equipado com motor 1.8 de 77 cv de potência.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.