Testamos: Toyota Corolla Cross XRX; vale investir nas versões híbridas? Veja
Testamos o Toyota Corolla Cross XRX, SUV médio com tecnologia híbrida. Confira os detalhes do modelo e veja se vale investir.
O nome Corolla representa veículo mais vendido do mundo, onde se tornou referência de qualidade, durabilidade e confiabilidade. E para continuar esse legado, o Corolla em março de 2021, foi lançado em uma carroceria SUV, com versões a combustão e híbrida. Dito isso, veja os detalhes do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid.
Toyota Corolla Cross XRX: a versão topo de linha com motor híbrido
Para método de comparação, mesmo sendo lançado em março, ou seja, pouco mais de dois meses a menos, o Toyota Corola Cross foi o segundo SUV médio mais vendido do mercado, só perdeu para o líder da categoria, o Jeep Compass.
Versões e preços do Toyota Corolla Cross
O modelo foi lançado em quatro versões e duas opções de motorização. As duas versões de entrada contam com o motor 2.0 a combustão, inclusive, uma delas já foi testada pelo Garagem360, e as duas topo de linha contam com a tecnologia hybrid.
Tendo como base o mês de janeiro de 2022, o Toyota Corolla tem preços entre 161.990 e 204.329, na versão topo de linha, que é a nossa versão de teste, a XRX.
Toyota Corolla Cross 2022: versões e preços
XRX Hybrid – R$ 204.329,00
XRV Hybrid – R$ 196.390,00
XRE 2.0 Litros – R$ 173.690,00
XR 2.0 Litros – R$ 161.990,00
Visual entre as versões híbridas e a combustão não muda muito
O Corolla Cross foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico SUV urbano e seu design expressa essas características. Logo na frente, percebe-se o caráter robusto do modelo com a configuração da grade trapezoidal dupla que fornece uma aparência ampla e forte.
A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, ao melhor estilo Lexus, acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.
Em termos de estilo, destacam-se as maçanetas externas na cor do veículo, enquanto as versões híbridas possuem moldura superior das janelas com acabamento cromado.
Na traseira, destaque para a parte central, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota.
As rodas na topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 de 18”.
As dimensões do Corolla Cross são:
Altura: 1.620 mm
Comprimento: 4.460 mm
Distância entre eixos: 2.640 mm
Largura: 1.825 mm
Volume do porta-malas: 440 litros
Interior exibe acabamento sofisticado
O acabamento interno primoroso da versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege.
O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. Na versão testada, o modelo possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
A versão XRX Hybrid do Corolla Cross ainda conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico.
Completo em todos os sentidos
Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção, rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
A topo de linha ainda conta com sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, modo de seleção de condução Power, ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro e banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições.
O sistema Híbrido Flex que equipa o Toyota Corolla Cross XRX
O SUV conta com sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle.
O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
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Carregamento do motor elétrico é feito através das frenagens
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
A equipe do Garagem360 testou o modelo em diversas situações dentro do ciclo urbano. Durante o período o modelo estava abastecido com etanol e conseguiu um desempenho médio de até 15,5 km/l.
Vale investir no modelo?
A resposta é clara: sim. O modelo além de ser uma boa opção entre as versões disponíveis. Ele também é uma das melhores escolhas para o segmento de SUV’s médios.
Ele é completo desde a versão de entrada, conta com uma posição de condução extremamente confortável, e entrega bons níveis de consumo de combustível, bem como de desempenho.
Ao dirigir em velocidades onde o modo elétrico é ativado, ele entrega bom conforto acústico, já que há a ausência do motor a combustão. Porém, quando este está trabalhando, o Toyota Corolla Cross XRX torna-se ágil e dinâmico.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid | |
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Motor | 1.8 flex e dois elétricos |
Potência/Torque | Motor a combustão: potência 98 cv (g) e 101 cv (e) torque: 14,5 kgf.m / motor elétrico: 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque |
Transmissão | Hybrid Transaxle |
Suspensão | Dianteira: Independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora - Traseira: Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora |
Consumo | 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade com gasolina / 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade com etanol |
Roda e Pneus | 225/50 de 18” |
Freios | Dianteira: Discos Ventilados com ABS5 , EBD6 e BAS7 - Traseira: Discos Sólidos de com ABS5 , EBD6 e BAS7 |
Peso | 1.440 kg |
Dimensão | Altura: 1.620 mm Comprimento: 4.460 mm Distância entre eixos: 2.640 mm Largura: 1.825 mm |
Capacidade | porta-malas de 440 litros - |
Preço | R$ 204.329 |
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid | |
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Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★★ |
Tecnologia | ★★★★☆ |
Conectividade | ★★★★☆ |
Acabamento | ★★★★★ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★★☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.