Sistema Start Stop dos carros traz mesmo economia? Fomos apurar
Veja como funciona o sistema Start Stop, bem como as vantagens, diferenças em carros manuais e automáticos e pontos negativos.
O sistema Start Stop agrega até 19% a mais de economia de combustível. Veja em detalhes como funciona essa economia que está cada vez mais presente nos veículos que são lançados no mercado nacional.
Sistema Start Stop: até 19% a mais de economia para o carro
Atualmente, os carros contam cada vez mais com itens de equipamentos integrados desde as versões de entrada, como o próprio sistema Start Stop. Ele, junto com outros sistemas são cada vez mais buscados pelo público que buscam mais economia de combustível, conforto e conveniência. No entanto, você sabe com exatidão como ele funciona? O Garagem360 explica!
O Start Stop foi desenvolvido para gerar maior economia de combustível. De forma mais simplificada, ele é o responsável por ligar e desligar o motor do carro de forma automática quando o condutor para o veículo, como em semáforos e no congestionamento, por exemplo. O motor volta a funcionar quando o motorista aciona o pedal do acelerador.
Ou seja, nesses momentos, quando o condutor pisar no freio, automaticamente, o start stop entrará em ação e desativará o motor do veículo. A partir do momento que o motorista tirar o pé do freio e começar a acelerar, o motor voltará a funcionar. Isso acontece através de um comando eletrônico, que alterna as funções de alternador para motor de partida quando o mesmo é acionado.
Sobre a principal vantagem, que é a economia de combustível, o sistema consegue segundo especialistas, uma redução de até 19% no consumo de combustível do carro.
Além disso, através dele, é possível ainda reduzir o nível de emissões de gás carbônico, o CO2, bem como a diminuição de ruídos do motor.
As diferenças do sistema para carros com câmbio manual e automático
A função start stop pode ser agregado tanto em carros de transmissão automática, quanto em carros com câmbio manual. Nesses dois casos, o funcionamento é feito de forma diferente.
No caso dos carros com câmbio manual, o pedal da embreagem não deve ser acionado e o câmbio deve estar no neutro, ou seja, nenhuma marcha deve ser engatada. Dessa forma, o motor voltará a ser acionado quando a marcha for pressionada e engatada.
Sobre os veículos com transmissão automática, o sistema será acionado quando o freio for acionado. O motor voltará a funcionar quando o condutor começar a acelerar o carro.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Os pontos negativos do sistema Start Stop
É importante ressaltar alguns pontos sobre a tecnologia. A primeira e talvez mais importante é que não é recomendada a instalação do sistema em veículos que não possuem o componente de fábrica, tendo em vista que ao inserir a tecnologia, será necessário a troca de diversos outros itens no modelo, como componente eletrônicos, alternador, bateria, motor de partida e outros.
Além disso, por se tratar de um sistema com tecnologia diferente, o Start Stop exige um outro tipo de bateria, que no caso é mais cara. Enquanto as tradicionais tem uma valor médio de R$ 300, as baterias de carros com Stat Stop são encontradas com preço médio de R$ 2 mil, já que são projetadas para suportar uma quantidade maior de partidas do motor. Porém, de acordo com especialistas, assim com o custo mais elevado, a vida útil também é maior no comparativo com a tradicional.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.