Sistema Start Stop dos carros traz mesmo economia? Fomos apurar

Veja como funciona o sistema Start Stop, bem como as vantagens, diferenças em carros manuais e automáticos e pontos negativos.

O sistema Start Stop agrega até 19% a mais de economia de combustível. Veja em detalhes como funciona essa economia que está cada vez mais presente nos veículos que são lançados no mercado nacional.

Veja como funciona o sistema start stop dos carros

Veja como funciona o sistema start stop dos carros (Foto: Pexels)

Sistema Start Stop: até 19% a mais de economia para o carro

Atualmente, os carros contam cada vez mais com itens de equipamentos integrados desde as versões de entrada, como o próprio sistema Start Stop. Ele, junto com outros sistemas são cada vez mais buscados pelo público que buscam mais economia de combustível, conforto e conveniência. No entanto, você sabe com exatidão como ele funciona? O Garagem360 explica!

O Start Stop foi desenvolvido para gerar maior economia de combustível. De forma mais simplificada, ele é o responsável por ligar e desligar o motor do carro de forma automática quando o condutor para o veículo, como em semáforos e no congestionamento, por exemplo. O motor volta a funcionar quando o motorista aciona o pedal do acelerador.

Ou seja, nesses momentos, quando o condutor pisar no freio, automaticamente, o start stop entrará em ação e desativará o motor do veículo. A partir do momento que o motorista tirar o pé do freio e começar a acelerar, o motor voltará a funcionar. Isso acontece através de um comando eletrônico, que alterna as funções de alternador para motor de partida quando o mesmo é acionado.

Sobre a principal vantagem, que é a economia de combustível, o sistema consegue segundo especialistas, uma redução de até 19%  no consumo de combustível do carro.

Além disso, através dele, é possível ainda reduzir o nível de emissões de gás carbônico, o CO2, bem como a diminuição de ruídos do motor.

Sistema Start Stop dos carros traz mesmo economia

(Foto: The Economist)

As diferenças do sistema para carros com câmbio manual e automático

A função start stop pode ser agregado tanto em carros de transmissão automática, quanto em carros com câmbio manual. Nesses dois casos, o funcionamento é feito de forma diferente.

No caso dos carros com câmbio manual, o pedal da embreagem não deve ser acionado e o câmbio deve estar no neutro, ou seja, nenhuma marcha deve ser engatada. Dessa forma, o motor voltará a ser acionado quando a marcha for pressionada e engatada.

Sobre os veículos com transmissão automática, o sistema será acionado quando o freio for acionado. O motor voltará a funcionar quando o condutor começar a acelerar o carro.

Veja como funciona o sistema start stop dos carros

Sistema funciona de forma diferente para carros manuais e automáticos (Foto: Divulgação)

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Os pontos negativos do sistema Start Stop

É importante ressaltar alguns pontos sobre a tecnologia. A primeira e talvez mais importante é que não é recomendada a instalação do sistema em veículos que não possuem o componente de fábrica, tendo em vista que ao inserir a tecnologia, será necessário a troca de diversos outros itens no modelo, como componente eletrônicos, alternador, bateria, motor de partida e outros.

Além disso, por se tratar de um sistema com tecnologia diferente, o Start Stop exige um outro tipo de bateria, que no caso é mais cara. Enquanto as tradicionais tem uma valor médio de R$ 300, as baterias de carros com Stat Stop são encontradas com preço médio de R$ 2 mil, já que são projetadas para suportar uma quantidade maior de partidas do motor. Porém, de acordo com especialistas, assim com o custo mais elevado, a vida útil também é maior no comparativo com a tradicional.

Veja como funciona o sistema start stop dos carros

Bateria dos carros é mais cara (Foto: Reprodução)

Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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