Projeto promete a moto mais rápida do mundo, chegando a 400 km/h
Veja como a empresa brasileira participa do projeto da moto mais rápida do mundo, modelo com velocidade máxima de 403 km/h.
A Lightning Motorcycles e a empresa brasileira, a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), especialista em nióbio, firmaram parceria para desenvolver a moto mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidade máxima superior a 400 km/h. Confira as informações sobre o assunto.
Conheça o projeto da moto mais rápida do mundo
A Lightning Motorcycles, conhecida por ser pioneira na indústria de motocicletas elétricas, firmou parceria com a empresa brasileira CBMM, líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia de nióbio, para que juntas desenvolvam o projeto da moto mais rápida do mundo.
Assinada em janeiro, a parceria com a empresa sediada no Vale do Silício visa alavancar as aplicações do nióbio no setor de mobilidade e criar um veículo elétrico de duas rodas para bater o atual Land Speed Record (LSR), que é capaz de atingir velocidade máxima de 348 km/h, em um teste realizado ainda em 2018. A iniciativa pretende inovar e testar o metal em diversos componentes do veículo, a fim de melhorar seu desempenho e, eventualmente, ultrapassar a marca de 403 km/h.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, a parceria com a Lightning Motorcycles é especialmente estratégica, pois servirá como plataforma para experimentar e testar tecnologias de nióbio em veículos de alta performance.
“A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens das aplicações do nióbio, já que a adição do metal pode trazer inúmeros benefícios ao projeto, visando redução de peso e maior eficiência energética, além de contribuir diretamente para a segurança”. Mariana acrescenta que o acordo é de longo prazo, já que o protótipo também servirá de conceito para projetos futuros.
“Leve e alta eficiência são essenciais para motocicletas de alto desempenho, usamos algumas aplicações de nióbio para atingir esses objetivos”, diz o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a CBMM para inovar ainda mais as tecnologias de nióbio que podem ser traduzidas em benefícios significativos não apenas para motocicletas elétricas de alto desempenho, mas para todos os tipos de veículos”. Completou.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
A aplicação do nióbio na eletromobilidade
De acordo com a empresa, o nióbio permite uma verdadeira revolução na mobilidade. Na siderurgia, por exemplo, a aplicação já é uma realidade na fabricação de aços de alta resistência. Permite o desenvolvimento de componentes mais resistentes, desempenhando um papel crucial no aumento da segurança do veículo.
Além disso, o metal pode possibilitar melhorias no sistema de frenagem como redução do desgaste, maior durabilidade e melhor eficiência; através de características únicas do material, que é capaz de desenvolver um carregamento ultrarrápido e maior densidade energética, em comparação com as tecnologias utilizadas nas baterias tradicionais de ions de lítio.
Fonte: CBMM
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.