Chevrolet Bolt tem nova data para retorno da produção; saiba detalhes
A produção do Chevrolet Bolt EV (e do Bolt EUV) irá retornar no mês de abril. Ela estava paralisada por conta de problemas na bateria. Veja!
O Chevrolet Bolt EV é um dos principais carros elétricos à venda no mercado norte-americano. Recentemente, ele ganhou uma reestilização. Além disso, a família do veículo cresceu e agora ele também pode ser encontrado em uma versão SUV. Só que ambos os veículos não estão sendo fabricados no momento por conta de problemas na bateria. Mas isso irá mudar. A GM irá retomar a produção dos modelos no próximo mês de abril.
Chevrolet Bolt EV voltará a ser produzido no mês de abril; Bolt EUV também
A informação é do The Detroit News. De acordo com ele, a produção dos modelos na fábrica localizada em Orion Township, nos Estados Unidos, irá retornar nos primeiros dias de abril. Mais especificamente na semana do dia 4. Ou seja, oito meses depois da suspensão da produção do veículo. O aviso foi dado pela própria montadora norte-americana aos funcionários do local.
“Agradecemos a paciência que os clientes demonstraram durante o recall. Enquanto continua a concluir as substituições de módulos, a GM retomará a produção em sua fábrica de Orion Township, MI, na semana de 4 de abril de 2022”, disse Dan Flores, porta-voz da GM, em comunicado. “Continuamos comprometidos com o Bolt EV e o EUV e esta decisão nos permitirá substituir simultaneamente os módulos de bateria e retomar as vendas no varejo em breve, que eram fortes antes do recall”.
Lembrando que a marca já tinha falado que o modelo iria voltar a fabricar o modelo em janeiro. Mas isso acabou não acontecendo. A paralisação na produção do Chevrolet Bolt EV e do Bolt EUV foi causada por problemas na bateria do veículo. Ao todo foram realizados alguns recalls do modelo, visto que estes problemas poderiam fazer a bateria produzida pela LG pegar fogo. Lembrando que a própria GM confirmou que ocorreu 18 incêndios nas baterias do veículo.
O primeiro aconteceu em novembro de 2020. Já o segundo aconteceu no mês de julho do ano passado e foi estendido para o mês de agosto. A General Motors teve que chamar mais de 140 mil unidades do modelo justamente para que seja a troca das baterias.
E desde então a produção dos carros elétricos estão paradas para que a montadora consiga focar no conserto das baterias com defeitos. Lembrando que houve falta baterias também, visto que as peças fornecidas estavam sendo usadas nestes modelos chamados.
Custos
Mas o que poderia ter causado este problema nas baterias? Foi descoberto pela marca e pela empresa que faz o fornecimento das peças (a LG Energy Solution) que as baterias estavam com problemas na aba de ânodo e no separador. Um acordo foi feito entre as duas empresas e a sul-coreana irá pagar US$ 1,9 bilhão para a empresa dos Estados Unidos. Estima-se que o custo total deste recall seja de US$ 2 bilhões.
Um ponto que vale ser mencionado é que Dan Flores disse que as lojas que receberem unidades após o dia 4 de abril já irão poder comercializá-las imediatamente. Além disso, o porta-voz da marca falou que aqueles modelos envolvidos no recall e que ainda estão com os revenderes precisarão passar pela substituição das peças antes de serem vendidas.
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O Chverolet Bolt EV (o hatch) foi lançado em 2017 e no ano passado passou por diversas mudanças. Destaque para o novo visual. Além disso, o modelo ganhou a versão EUV. Por aqui, este novo modelo foi colocado em pré-venda no ano passado. E foi um sucesso. Todas as 20 unidades colocadas à venda foram negociadas. Ele estava custando R$ 317 mil.
Mas a data do lançamento ainda é uma incógnita. O acontecimento estava marcado para setembro. Mas aí aconteceu este recall global e mudou os planos da montadora. Vamos esperar os próximos passos. Lembrando que o carro oferece itens de tecnologia (como câmera 360º), itens de segurança (com os 10 airbags) e um motor elétrico que produz 203 cv de potência.
Com informações de The Detroit News e Detroit Free Press
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.