5 carros automáticos mais econômicos que manuais; lista completa

Carros manuais costumam ter menor consumo do que automáticos. Mas, o contrário pode ocorrer. Assim, veja 5 carros automáticos mais econômicos que manuais

A grande vantagem do câmbio automático é sem dúvida a facilidade de transmissão. Mas os carros automáticos, em geral, apresentam maior consumo de combustível. Por outro lado, há modelos de carros automáticos que surpreendem e consomem menos que os manuais. Assim, preparamos uma seleção com 5 carros automáticos mais econômicos que manuais.

5 carros automáticos mais econômicos que manuais

(Foto: Divulgação/Honda)

5 carros automáticos mais econômicos que manuais

1 – Fiat Pulse

5 carros automáticos mais econômicos que manuais

(Foto: Divulgação/Fiat)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Pulse em detalhes

Quem abre a nossa lista é o Fiat Pulse. O primeiro SUV da montadora italiana foi lançado por aqui em novembro de 2021. Este carro trouxe consigo diversas inovações e novos conjuntos mecânico. Sem falar da transmissão do tipo CVT. Apenas uma versão do modelo usa câmbio manual e uma transmissão: a 1.3 Drive. As duas usam um motor 1.3 Firefly, que pode gerar 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque máximo.

A diferença de consumo entre os dois é bastante pouca. O modelo manual pode rodar 12,6 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele faz 14,7 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol). Enquanto isso, o modelo com câmbio CVT faz 12,9 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) em trechos urbanos e 14,3 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol em estradas.

2 – Honda Fit

(Foto: Divulgação/Honda)

Agora iremos falar do Honda Fit. O modelo japonês foi fabricado no Brasil durante 18 anos e sempre foi conhecido por ser uma boa opção de carro espaçoso. Só que acabou saindo de linha no ano passado. O modelo 2021 tinha sobre o capô o motor 1.5 i-VTEC 16V com sistema FlexOne. Sua potência máxima é de 116 cv e o torque máximo era de 15,2 kgfm. Ele também ser encontrado com dois câmbios diferentes.

E os números de consumo do modelo com câmbio do tipo CVT também podem ser maiores neste caso. Ele faz 9,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada ele faz 14,1 km/l (gasolina) e 12,3 km/l (etanol). Já a versão com câmbio manual faz 9,5 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Além de 13,6 km/l (gasolina) e 11,6 km/l (etanol) na estrada.

3 – Nissan Kicks

5 carros automáticos mais econômicos que manuais

(Foto: Divulgação/Nissan)

Falaremos de mais um caso que envolve SUVs. O Nissan Kicks é um dos principais carros da gama de sua montadora. Ele foi lançado em 2016 e passou por uma boa reestilização no ano passado. Todas as versões do carro estão equipadas com um motor 1.6 CVVTCS 16V Flex, que pode produzir 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. Ele usa transmissão manual e CVT.

Neste caso, o modelo automático só perde em um quesito. Ele faz 9,3 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol) na cidade. Já em trechos de rodovia, o SUV pode rodar 13,6 km/l (gasolina) e 11,3 km/l (etanol). Já o modelo com câmbio manual 8,9 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade. Além de 12,7 km/l (gasolina) e 10,9 km/l (etanol) na estrada.

4 – Toyota Yaris Sedan

5 carros automáticos mais econômicos que manuais

(Foto: Divulgação/Toyota)

A versão sedã do Toyota Yaris também entra em nossa lista dos 5 carros automáticos mais econômicos que manuais. O modelo foi lançado em 2018 junto com seu irmão hatch. Ele se destaca por ter uma bom espaço interno. Além de um bom porta-malas. O modelo 2021 trazia um motor 1.5 16V Flex. Ele podia gerar uma potência de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm. Ele era oferecido em dois tipos de transmissão: manual de seis marchas e CVT.

E a segunda podia ser mais econômica que a primeira. Com câmbio automático, o carro podia fazer 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol) na cidade. Além de 14,5 km/l (gasolina) e 10,6 km/l (etanol) na estrada. Enquanto isso, o modelo manual podia fazer 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

5 – Fiat Toro

(Foto: Divulgação/Fiat)

Por fim, falaremos de uma das picapes mais queridas do País. A Fiat Toro foi lançada em 2016 e logo conquistou o público brasileiro. No ano passado, ela recebeu sua única atualização até o momento. Mas você se lembrava que ela era vendia com um câmbio manual? Isso mesmo! E quando ela estava sendo vendida. Ela vencia o modelo de câmbio automático em alguns quesitos.

O modelo 1.8 Flex manual fazia 9,9 km/l (gasolina) e 6,9 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, o carro fazia 10,9 km/l (gasolina) e 7,6 km (etanol). Agora, falando do modelo 1.8 Flex com câmbio automático, ele podia rodar 9,5 km/l (gasolina) e 6,4 km/l (etanol) na cidade e 11,2 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na estrada.

Com informações de UOL Carros/Webmotors/Inmetro

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA