Toyota Yaris Sedan XLS: veja os atributos do modelo topo de linha
O que o Toyota Yaris Sedan XLS pode oferecer de vantagens sobre os seus rívais? Veja aqui os atributos deste sedã japonês.
A Toyota começou o ano com tudo. A montadora japonesa apresentou no começo deste mês a primeira reestilização do Yaris. Os modelos ficaram alinhados ao modelos vendidos no México e em alguns países asiáticos. Sem falar da adição de novos equipamentos. A versão mais completa é a XLS. Mas o que ele pode oferecer de vantagens sobre os seus rívais? Veja aqui os atributos do Toyota Yaris Sedan XLS.
Toyota Yaris XLS sedã: veja os atributos do modelo topo de linha
Este modelo foi lançado por aqui originalmente em 2018 junto com a versão hatch. O Toytoa Yaris de terceira geração é um modelo que nunca tinha sido vendido por aqui antes. E as duas configurações possuem um bom volume de vendas. De acordo com a Fenabrave, o Yaris Sedan teve 12.436 unidades comercializadas durante o ano de 2021. Agora ele chega com mudanças para encarar seus adversários.
O novo Toyota Yaris Sedanjá pode ser considerado um mini-Corolla. Ele mede 4.425 mm de comprimento, 1.730 mm de largura 1.490 mm de altura. Na linha 2023 , ele está sendo vendido em três configurações diferentes. A mais completa, chamada XLS, está custando a partir de R$ 116.990. E ele pode oferecer algumas vantagens interessantes. Pensando em ajudar quem está em busca de um sedã nesta faixa de preço, veja algumas delas aqui.
Design revisado
A Toyota deu uma boa revisada no visual do Yaris. Agora, ele está mais próximo do modelo que é vendido em outros mercados. E as mudanças são perciptíveis e deixaram o carro mais moderno. A grade foi redesenhada. A versão XLS traz detalhes na cor do veículo, acabamento Total Black e detalhes cromados. Já região do para-choque, por exemplo, passou a contar com um formato trapezodial.
Os faróis também foram redesenhados. Neste modelo top de linha, eles são em LED. O conjunto óptico trambém traz luz de condução diurna. Na lateral, o destaque vai para Roda de liga leve 15′′ com acabamento Dual Tone (cores preto e prata). Já a traseira não passou por mudanças.
Toyota Yaris Sedan XLS /Conforto e tecnologia
Este carro também se destaca por oferecer um bom nível de conforto para todos na cabina. O modelo possui um entre-eixos de 2.550 mm, por exemplo. Ou seja, bastante espaço para quem costuma fazer viagens. Já o porta-malas tem espaço para 475 litros. Não chega a ser um dos maiores da categoria, mas ainda pode ser bastante útil. O pacote de equipamentos também é bastante interessante.
Pensando em tecnologias, o Toyota Yaris Sedan XLS traz a central multimídia Toyota Play de sete polegadas. Ela traz conectividade por meio do Android Auto ou pelo Apple CarPlay. Além disso, traz tecnologia Harman. O computador de bordo de 4,2 polegadas TFT também está disponível. O carro também vem de série com ar-condicionado automático, chave presencial, volante com controles de áudio, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down e entre outros.
Segurança
Outro ponto positivo do Toyota Yaris Sedan XLS é o pacote de segurança. Dentre as novidades para a linha 2023, destaque para a chegada dos sete airbags, avisos sonoros de cinto de segurança, sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa.
O carro ainda vem com controle de tração, controle de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e assistente de frenagem, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Sem falar do ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis.
Consumo
Por fim, falaremos do consumo desta versão do Yaris. O carro consegue bons números, comparado a outros modelos da categoria. De acordo com a Toyota, ele pode rodar:
- Cidade: 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)
- Estrada: 14,5 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol)
Lembrando que o Toyota Yaris Sedan XLS está equipado com o motor 1.5L Flex Dual VVT-i. Ele pode produzir uma potência máxima de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm usando etanol (105 cv e 14,3 kgfm, respectivamente, usando gasolina). A transmissão é uma automática do tipó CVT (sete velocidades).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.