Mesmo com licenciamento digital, proprietários devem pagar a taxa do tributo

Mesmo com licenciamento digital, proprietários devem pagar a taxa - o que anda pesando ainda mais no bolso dos brasileiros em 2022!

As contas de 2022 com veículos vêm pesando no bolso dos brasileiros. Além do IPVA e dos combustíveis cada vez mais caros, por exemplo, os proprietários têm de arcar com a taxa do licenciamento, ainda que não exista mais a necessidade da impressão do documento, devido ao recurso do licenciamento digital – o que não anda agradando os donos de carros e outros meios de transporte. Saiba mais a seguir.

Mesmo com licenciamento digital, proprietários devem pagar a taxa

Foto: Pixabay.com

Licenciamento digital ainda é cobrado do dono do veículo

De acordo com o Denatran, os Estados possuem autonomia para cobrar ou não a taxa do licenciamento 2022. Mas, conforme apurado pelo Jornal Nacional, os distritos não vêm abrindo mão da cobrança.

“A cobrança era feita quando vinha pelo correio. É incoerente agora cobrar uma taxa. Está cobrando por um serviço e não está prestando”, reclama um entrevistado pelo Jornal Nacional. Isso porque o certificado do Licenciamento não chega mais na residência desde 2020, nas os Estados seguem cobrando a taxa.

Vale ressaltar que o valor da taxa é fixado por cada Estado, assim, ele varia. Por exemplo, em Minas Gerais, o valor do documento do licenciamento 2022 é de R$ 135,95.

Conheça os valores da CNH em SO bem como as taxas do Detran

(Foto: Click Guarulhos)

Não pagar a taxa do Licenciamento implica em infração e multa

Além da cobrança, se o pagamento não for feito pode resultar em infração gravíssima e aplicação de multa de R$ 293,47. Além disso, vale lembrar que para te o documento do Licenciamento é preciso quitar o IPVA 2022.

Mesmo com licenciamento digital, proprietários devem pagar a taxa

(Foto: Reprodução)

Aproveite e leia também: Confira os 3 melhores carros para trabalhar como Uber e 99; veja sugestões

Para onde vai o tributo do Licenciamento

Para o Jornal Nacional, Carlos Barbosa, especialista em Direito Público e Gestão Pública, esclareceu que as arrecadações são repassadas de diferentes formas e são utilizadas para diversas funções diferentes. De acordo com Barbosa, o imposto vai para o caixa único de cada Estado – isso porque o que é arrecadado com as taxas deve ser revertido para a emissão do documento. “Se você está pagando uma taxa de licenciamento, é esse valor que vai financiar esse serviço prestado pelo estado. Ou seja, há uma relação direta a um serviço específico, diferentemente dos impostos, que você paga, mas não recebe diretamente uma contraprestação, disse o especialista ao jornal global.

CRLV Digital: Como baixar e acessar emissão do licenciamento (CRLV-e)

 

Com informações do Denatram e do Jornal Nacional 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA