Especialista dá dicas para quitar o IPVA 2022 sem dores de cabeça
O mês de janeiro está próximo e a hora de pagar o IPVA. Veja aqui algumas dicas para não ter dores de cabeça na hora de pagar o IPVA 2022.
O mês de janeiro está próximo e a maioria dos motoristas já começam a se planejar para pagar as contas. E a taxa mais importante que envolve os carros é o IPVA. Em muitos estados, o calendário oficial do IPVA 2022 já foi divulgado. Porém, na hora de traçar a melhor estratégia para quitar o valor, surgem diversas dúvidas. Veja aqui algumas dicas para não ter dores de cabeça na hora de pagar o imposto.
Especialista dá dicas para quitar o IPVA 2022 sem dores de cabeça
A tabela de preços de quanto os brasileiros terão que pagar ainda não foi divulgada. Normalmente, as Secretarias da Fazenda usam a alíquota estadual e o valor de mercado (Tabela FIPE) para definir o valor pago pelos motoristas. E aqui está um dos principais problemas. O IPVA 2022 pode vir mais caro, comparado com o valor cobrado no começo deste ano.
Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, os preços dos veículos cresceu bastante nos últimos meses. No caso, estamos tanto dos valores cobrados por carros novos quanto de carros usados. Em entrevista ao portal FDR, Lucas Palma, diretor de conteúdo do Zul+, explicou como este aumento nos preços dos veículos irão afetar os motoristas que irão pagar o IPVA.
“Escassez de carros 0km no mercado por falta de semicondutores eletrônicos e alta demanda por veículos próprios durante a pandemia são as principais razões para valorização dos automóveis aqui no Brasil. Dependendo do modelo, esse aumento no valor de mercado ultrapassa até os 30%.
E essa valorização impacta diretamente o IPVA, que é cobrado a partir de uma alíquota sobre o valor de venda do veículo. Com os carros mais caros, o IPVA também fica mais caro.”, disse Palma ao FDR
Dicas para pagar o IPVA 2022
Uma das boas vantagens oferecidas estados é que o dono do veículo pode escolher a forma de pagamento. Em São Paulo, por exemplo, será possível pagar de uma só vez (cota única) e parcelado em cinco vezes. Já no estado do Rio Grande do Sul, os motoristas ganharão descontos de até 10% para quem pagar de forma antecipada. Sem falar que eles poderão pagar em até seis vezes.
Ao ser perguntado qual seria a melhor forma de pagamento, Lucas Palma disse que isso dependerá da situação do motorista, financeiramente falando. No entanto, ele disse que considera o parcelamento do valor do IPVA 2022 a melhor escolha para aqueles que não querem sair no prejuízo.
“Com a alta do IPVA, o desconto no imposto em cota única pode não fazer mais tanta diferença assim. Em São Paulo e no Paraná, por exemplo, esse desconto é de apenas 3%, quando o IPVA 2022 vem com um aumento de até 30% dependendo do veículo.
Por isso, hoje, considero o parcelamento como a melhor opção para quem não quer se comprometer financeiramente logo no início do ano, visto que o IPVA é um pagamento alto. E esse parcelamento pode até ser de acordo com as cotas do Governo ou em até 12x. As duas possibilidades estão disponíveis no app Zul+.”, contou o diretor da ZUl+.
IPVA é obrigatório?
Lembrando que o pagamento do IPVA é obrigatório. Caso o motorista não pagar, ele não poderá, por exemplo, fazer o licenciamento do carro. O pagamento deste também é necessário. Sem falar de todos os juros e multas. O diretor da autotech diz que não é recomendado deixar o pagamento do tributo atrasar. Além disso, também falou sobre o uso do cartão de crédito na hora de quitar os débitos do mesmo.
“Sim! É possível quitar o IPVA, multas e até mesmo o licenciamento usando o cartão de crédito. Nesse caso, o motorista deve procurar empresas, como o Zul+, que permitam o pagamento de todos esses débitos em até 12x ou à vista usando Pix. Essa é a melhor opção para quem não estava tão preparado assim para pagar o IPVA em cota única.”, diz Lucas Palma.
Com informações do portal FDR/ZUL+
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.