13° salário pode ser usado para pagar IPVA, multas e taxas do veículo

Fim de ano chegando e muitas pessoas recebem o 13º salário. E você pode usá-lo para pagar contas relacionadas ao veículo, como IPVA e outras. Veja!

O fim de ano está chegando e nesta época muitas pessoas recebem o 13° salário. Com ele, muitas pessoas fazem compras para as festividades, aproveitam para viajar e pagam contas. Mas você também pode aproveitar para pagar contas relacionadas ao seu veículo. Dentre elas, podemos destacar o IPVA e licenciamento. Estas normalmente são cobrads no começo do ano. Sem falar que o motorista também pode pagar multas.

Foto: Pixabay.com

13° salário pode ser usado para pagar IPVA, multas e taxas do seu veículo

Esta gratificação é garantida pela Lei nº 4.090 desde o ano de 1962. O 13° salário é normalmente paga no último mês do ano para aqueles trabalhadores que possuem carteira assinada. E com este dinheiro, é possível fazer muitas coisas. Ainda mais neste momento em que estamos no preparando para as festas de Natal e de Ano Novo. Mas você também pode usar para pagar contas relacionadas ao seu veículo.

13° salário

Foto: Pixabay.com

Uma delas é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esta é uma das principais taxas cobradas todo o início de ano. Sem falar que seu pagamento é obrigatório. Ainda mais porque o licenciamento do veículo depende justamente do pagamento do IPVA. Quem define o valor a ser pago é a Secretária da Fazenda dos estados. Ela também define a alíquota estadual.

E este é um fator que pode ser decisivo para saber quanto será cobrado. Isso porque para fazer a conta, é usado esta alíquota e o preço de mercado de veículo (Tabela FIPE). E esta porcentagem muda de acordo com o estado. Já o valor de mercado de veículo é aquele registrado pela empresa em setembro do ano anterior. E é bem fácil fazer esta conta: você precisa multiplicar o valor de mercado pela alíquota. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

13° salário

Foto: Pixabay.com

Depois é só pegar o resultado e dividir por 100. Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, o valor do IPVA 2022 pode ser maior por conta do aumento do preço de mercado. Mas vale lembrar que alguns estados possuem regras que isentam certos veículos de pagarem a taxa. A forma de pagamento também é definida por cada Sefaz. Em alguns casos, você garantir descontos (como pagar à vista).

Licenciamento

13° salário

Foto: Pixabay.com

Você também pode usar o 13º salário para realizar o pagamento do licenciamento. Ele segue a mesma linha do IPVA, visto que seu pagamento também é obrigatório. Para você ter uma ideia, ele serve como uma autorização para andar pelas ruas do Brasil. Ou seja, mostra que o carro está de acordo com todas as normas. O valor desta taxa de licenciamento também depende do estado que o motorista mora.

Em São Paulo, por exemplo, ela custa R$ 98,91. O não pagamento desta taxa pode acarretar em uma multa de R$ 293,47 e levará sete pontos na CNH, visto que esta é considerada uma infração gravíssima. Lembrando que caso o motorista for parado em um blitz pela primeira vez e o carro não estiver licenciado, ele não será mais apreendido.

Mas terá que regularizar a documentação em um prazo de 15 dias. Esta é uma das mudanças realizadas após a Lei ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Você pode conferir uma reportagem feita pelo Garagem360 sobre este assunto clicando aqui.

Usar o 13º salário Multas

13° salário

Foto: Pixabay.com

Por fim, você também pode usar o dinheiro do 13º salário para pagar multas de trânsito. Isso pode ser uma boa ideia, visto que você pode deixar evitar problemas futuros. O não pagamento de multas pode fazer com que você tenha que pagar um valor maior no futuro. Além disso,  você não poderá fazer o licenciamento e nem fazer a transferência do mesmo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA