New Duster e Suzuki Swift para América Latina vão mal em avaliação
New Duster e Suzuki Swift para América Latina vão mal em avaliação do Latin NCAP, o que rendeu Zero Estrela para os dois modelos. Saiba mais!
Os modelos disponíveis para a América Latina do Renault New Duster e Suzuki Swift receberam “Zero Estrela” nos resultados da avaliação do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O programa pediu melhorias urgentes aos fabricantes e até recall. Entenda e tenha acesso aos testes oficiais no final da matéria do Garagem360 !
Renault New Duster e Suzuki Swift latino- americanos decepcionam na avaliação do Latin NCAP
De acordo com a avaliação do Latin NCAP, por exemplo, o Renault New Duster – que tem produção na América Latina e na Romênia – obteve classificação Zero Estrela. No caso, o Latin NCAP justificou a frustrante nota pelos motivos e resultados:
- Apenas 29,47% de Proteção de Ocupantes Adultos;
- 22,93% no quesito Proteção de Ocupantes Infantis;
- 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas;
- 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.
Além disso, o Programa ressaltar que o Renault New Duster não dispõe de airbags laterais de corpo e de proteção lateral de cabeça padrão, como o mesmo modelo oferece na Europa sob.
Dessa forma, para o Latin NCAP, no caso de um impacto frontal, o carro da Renault demonstrou uma estrutura bem instável, além de perda de combustível.
Assim, o carro viria a falhar e apresentar abertura de portas em um teste regulatório sob a norma UN95. E a avaliação foi além. O New Duster registrou perda de combustível no impacto frontal.
Para o Latin NCAP, tais fatores exigem ações da Renault. Não apenas de melhorias e resolução dos problemas, mas, até mesmo, de um recall das unidades vendidas no mercado.
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Suzuki Swift
Enquanto isso, Suzuki Swift, fabricado no Japão e na Índia, obteve Zero Estrela na avaliação do Latin NCAP. De acordo com o programa, o modelo “peca” (nas versões hatchback e sedan) por apresentar:
- 15,53% em Proteção de Ocupantes Adultos,
- 0% em Proteção de Ocupantes Infantis,
- 66,07% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas
- 6,98% em Sistemas de Assistência de Segurança.
Além disso, o Latin NCAP explica que o resultado se deu pela fraca proteção lateral para o adulto e a abertura da porta neste teste.
Posicionamento do Latin NCAP
“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latinoamericanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault e a Suzuki a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível”, disse Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, por nota.
“Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. Em alguns casos, essas marcas nem mesmo as oferecem como opção para a América Latina e o Caribe”, continuou Furas.
Por fim, veja a conclusão do comunicado oficial do Latin NCAP sobre o resultado Zero Estrela dos modelos.
“A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe devem exigir sem ter que pagar a mais”.
“Esses elementos de segurança atuam como vacinas para uma das pandemias mais graves, como mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito. Os consumidores têm o direito de receber a mesma vacina fornecida em outro lugar, sem ter que pagar mais por ela”.
Videos oficiais das avaliações
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.