Conheça a trajetória da BMW R 32, a moto que marca o início de uma era
A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzida pela marca. Além disso, foi considerada uma motocicleta à frente de sua época, veja!
No Salão do Automóvel de Berlim, no outono de 1923, a BMW Motorrad apresentava ao mundo uma história de sucesso ao expor sua primeira motocicleta. Era nada menis do que a inesquecível BMW R 32. A moto, por exemplo, serviu de inspiração para o desenvolvimento de uma nova trajetória da marca no segmento de duas e até quatro rodas. Conheça esta história!
A BMW R32
A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928.
A qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público. Assim, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta.
Design diferenciado
O modelo inovador ao seu tempo introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad. Além disso, considerada um marco na história das motocicletas, a motocicleta BMW R 32 foi projetada pelo designer-chefe Max Friz. E, na ocasião, já apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.
Seu corpo, por exemplo, pode ser comparado a uma naked atual. Sofisticada e discreta, a BMW R 32 possuía corpo preto com faixas brancas em sua lateral. Bem como o logo da BMW. Seu único “painel de controle” era composto por um simples marcador de velocidade analógico.
Motorização
Ela era equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira. No caso, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.
A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, então, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles. Algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.
A moto ganhou, assim, a admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. Além disso, a mecânica trazia outros avanços, entre eles, por exemplo, o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.
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Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv de potência. Neste caso, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes através dos motores.
O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha a marca até os dias de hoje.
Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.
Fim da produção
Por fim. lançada em 1923, a primeira motocicleta teve uma vida curta. Apesar de seu sucesso, o modelo saiu de linha em 1926.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.