A nova moto da Honda é um Frankenstein? Por meio da parceria Wuyang, a marca japonesa lança na China a nova CB 190X Tourism, produzida a partir de uma combinação da naked CB 190R e trail CBF 190X Fight Hawk. O resultado foi uma motocicleta aventureira, tanto para curtas quanto para longos percursos.
CB 190X Tourism – nova moto da Honda lançada na China
Produzida em uma escala um pouco menor que as irmãs, a CB 190X Tourism segue a mesma fórmula da CB 500X: conforto, segurança e suspensão elevada. No caso da 190, é convencional no garfo telescópico dianteiro e monoamortecedor traseiro ajustável, que proporciona mais do que um visual mais robusto. Ela também se adapta aos diferentes tipos de terreno oferecendo boa estabilidade.
A Tourism vem para ser mais um produto da linha CB, mas com uma pegada mais versátil, tanto para rodar na cidade, como nas estradas de terra. Seu design moderno sugere que a motocicleta foi pensada para atender o público mais jovem, que busca modelos atualizados e focados nas tendências mais recentes.
VEJA TAMBÉM
O motor é o monocilíndrico de 190cc, quatro cilindros refrigerado a ar, que entrega 16,3 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm, associado a uma transmissão de cinco velocidades manual.
O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros e segundo a Honda, a moto é capaz de fazer 45 km/l, o que lhe dá uma autonomia de 600 km cheio. Com 150 quilos, a velocidade máxima é de 110 km/h.
O conjunto ainda conta com freio a disco nas duas rodas e ABS na dianteira. Já os pneus são de uso misto para melhorar a aderência em asfalto e terra.
O painel de instrumentos vem com display em LCD (iluminação noturna) e conta-giros analógico de fácil leitura. Completam essa belezura porta USB para carregar dispositivos eletrônicos, um pára-brisa alto, placa de proteção do motor, farol e piscas de LED.
Preço acessível em uma trail
Com preço sugerido de 18.000 yuans, aproximadamente R$ 12.600,00 mil em conversão direta, a CB 190 X Tourism se coloca como uma opção acessível para quem busca uma moto trail para uso diário e eventualmente algumas trilhas de menor percurso.
Ainda não há previsão para o lançamento chegar a outros países fora da Ásia. Aqui no Brasil, o modelo mais parecido seria a XRE 190, vendida a partir de R$ 19.570.