Conheça o primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico a circular no Brasil
Primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico do Brasil a circular será operado pela Embarca. A empresa utilizará um BYD D9F. Saiba mais!
Não é só os carros que estão começando a ganhar motores eletrificados não. Recentemente, vimos que a Volkwagen lançou o eDelivery, que nada mais é que seu primeiro caminhão fabricado no Brasil.
Agora, chegou a vez do primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico do Brasil. O modelo utilizado será um BYD D9F, com carroceria Marcopolo Viaggio G7 1050. Ele será operado pela Embarca. Isto só foi possível por ser fruto de uma parceria da plataforma com a Marcopolo (que produziu a carroceria), com a BYD (que forneceu o chassi) e com a Expresso Princesa dos Campos.
Conheça o primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico do Brasil
Esta é uma iniciativa da startup Embarca, que surgiu para ser uma “plataforma completa para os operadores de transportes, a qual permite conectar clientes, operadores e motoristas”. Em seu site, é possível comprar passagens para diversos destinos.
Uma de suas investidoras é a própria Expresso Princesa dos Campos. O veículo será usado para o transporte de passageiros em linhas intermunicipais no estado do Paraná.
De acordo com ela, os testes terão início no dia 24 deste mês e terminarão no dia 22 de novembro. Ou seja, cerca de três meses de duração. A linha escolhida para o trajeto sairá de Curitiba-PR e seguirá até a cidade de Ponta Grossa-PR. Elas serão feitas pela própria Embarca a serviço da Expresso Princesa dos Campos.
“Com esse projeto, seremos a primeira plataforma tecnológica a operar ônibus elétrico no país. O nosso compromisso é desenvolver soluções, pensando sempre no futuro das gerações, sendo assim, buscamos trazer opções cada vez mais sustentáveis, que atendam as necessidades de demanda dos clientes, promovendo experiências digitais únicas”, diz Felipe Gulin, CEO da Embarca, em comunicado enviado a imprensa.
Um momento histórico par o transporte rodoviário do País. A empresa, que visa “promover o futuro da mobilidade com foco na sustentabilidade do segmento”, já sabe qual será o modelo que irá usar nas viagens. Trata-se do BYD D9F. Ela é considerada ideal para ser aplicada em carroceiras que medem até 13,2 metros de comprimento. O veículo usará a carroceria Marcopolo Viaggio G7 1500.
A empresa brasileira já tem uma vasta experiência no mercado de ônibus. Isso vale tanto para o transporte rodoviário quanto para o urbano. Enquanto isso, a marca chinesa também será responsável pelo motor dele. O propulsor BYD-2912TZ-XY-A, que tem potência de 250 KW. O modelo conta com um módulo de controle de tração e freios a disco com sistema ABS.
Este veículo possui uma autonomia de até 300 quilômetros. Ou seja, quase que o dobro da viagem entre a capital paranaense e a cidade de Ponta Grossa. Mas caso precise parar para recarregar as baterias, o motorista terá que esperar até quatro horas para uma recarga total. O ônibus tem capacidade total para 44 passageiros.
Ônibus elétricos no Brasil
Já faz um tempo que temos ônibus elétricos rodando no Brasil. Os mais conhecidos do público em geral são aqueles chamados de trólebus. É bastante comum vê-los rodando em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo.
A própria capital paulistano também possui modelos assim. Do mesmo modo, a frota da cidade conta também com ônibus 100% eletrificados e com chassi Midi. Cidades com Salvador e Curitiba também se aventuram nesta experiência.
Uma pesquisa chamada de E-bus Radar mostra que o Brasil é o quarto país com mais ônibus eletrificados. Ele foi feito pela Labmob, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agora, chegou a vez do primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.