Ram 3500 chega ao Brasil este ano; saiba mais sobre a super picape
A Stellantis anunciou lançamento de mais uma picape no mercado brasileiro. A expectativa é que ela seja a RAM 3500.
Recentemente, o Garagem360 trouxe um conteúdo falando tudo sobre a Ram 2500. Ela é uma picape norte-americana que você precisar ter a carteira de habilitação do tipo C para dirigi-la. Atualmente, ela e a 1500 são os únicos produtos oferecidos pela marca no País.
Mas isso pode mudar. A Stellantis anunciou na última quarta-feira (11/08) o lançamento de mais uma picape no mercado brasileiro. A expectativa é que ela seja a RAM 3500.
Ram 3500 chega ao Brasil este ano
A informação do lançamento do veículo foi anunciada durante uma live organizada pela empresa. O “Ram – Behind the Power” teve a presença de alguns executivos da marca e o objetivo era mostrar números de vendas e perspectivas para o futuro. Enfim, tudo o que envolve o mundo Ram. E um dos pontos tratados foram os futuros lançamentos.
De acordo com Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul, a nova picape (que deve ser a 3500) chegará ainda este ano. “Como grandiosidade está no nosso sangue, posso garantir que essa nova picape trará maior capacidade de carga e reboque, mais torque e potência e vai dar show também em acabamento premium e tecnologia”.
Leia mais: Jeep Commander tem lançamento para dia 26, com produção inicial limitada
Essa é uma descrição que vai de encontro as características da caminhonete gigante. A Ram 3500 chegaria para ser o modelo mais caro da fabricante. Hoje, são vendidas apenas os modelos 1500 e 2500.
No primeiro semestre, ambas atingiram o número de 2.026 unidades vendidas. No caso, foram 1.646 do veículo maior e 380 da menor. A marca espera completar o ano com cerca de 3.000 carros comercializados em sua rede de 52 concessionárias (que pode se transformar em 56 até lá). A forma de se adquirir um veículo também foi debatida. A Stellantis confirmou que irá lançar um serviço de recompra gratuita. Além de um novo formato de reserva online.
Ram 3500 em detalhes
Caso a Ram 3500 realmente seja lançada, o mercado brasileiro estará recebendo um veículo forte. Forte o suficiente para rebocar até mesmo um trailer – ou qualquer algo que pese até 15.921 kg. As semelhanças com um caminhão é tão grande que ele vem com um rodado duplo na traseira.
Sua atual geração surgiu nos EUA em 2019. Por lá, ela está sendo vendida nas versões LongHorn, Limited e Laramie. Já os preços partem de US$ 36.880. Visualmente, poucas diferenças da 2500. O logotipo da marca está localizada ao centro da grade. O conjunto ótico é formado por faróis de LED. É possível encontrar ainda lanternas de LED acima do vidro frontal.
O interior também merece destaque. Principalmente por conta da central multimídia Uconnect de 12 polegadas. Por estar posicionada na horizontal, lembra muito os sistemas usados na Fiat Toro e no Tesla Model S. O painel de instrumentos também pode ser digital.
Ainda é possível encontrar outros itens interessantes. Por exemplo:
- Monitoramento de ponto cego
- Assistente de estacionamento (Parksense)
- Alerta de colisão
- Sistema de som Harman Kardon Premium
- Retrovisor interno digital
- Detector de pedestres, entre outros.
Sua linha de motores são também um dos pontos positivos. Afinal, carregar uma picape deste tamanho não é uma tarefa tão fácil. O principal é o propulsor Cummins 6.7 Turbo Diesel. Ele tem potência máxima de 420 cv e torque acima dos 148 kgfm . Enquanto isso, o Hemi 6.4 V8 é usada nas configurações movidas a gasolina. Ele tem 410 cv de potência.
Por fim, a transmissão será sempre a automática de seis velocidades. Destaque para a manopla localizada na coluna de direção. A tração é 4×4.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.