Ram 2500 2021: tudo sobre a gigante picape norte-americana

Picape Ram 2500 está sendo vendida na configuração Laramie e está custando R$ 427.990. Mas, apenas motoristas com CNH tipo C podem dirigir

Alguns tipos de carros marcam a rica cultura norte-americana de veículos. Um deles são as picapes. Alguns dos modelos mais famosos são feitos por lá. A Chevrolet, por exemplo, fabrica a Colorado e a Silverado. Já a “Linha F” é bastante vendida por lá. Outro veículo bastante conhecido é a Ram 2500.

Este modelo era fabricado pela Dodge e ganhou identidade própria há um tempo. Por aqui, ela é conhecida por conta do seu tamanho e restrições.

Ram 2500

Foto: Divulgação/RAM

Tudo sobre a Ram 2500 2021

A maior picape disponível em nosso mercado. Não é de hoje que a Ram 2500 roda pelas ruas do Brasil. Ela costumava ser uma opção maior (e mais sofisticada) da antiga Dodge Dakota. Depois, decidiu seguir carreira solo e o nome Ram passou a ser da divisão de comerciais leves e picapes do Grupo Chrysler.

Atualmente, o veículo está em sua quinta fase – contando os modelos da antiga Dodge. Ela chegou por aqui no começo de 2020. Na linha 2021, ela está sendo vendida na configuração Laramie e está custando R$ 427.990. Na América do Norte, ela tem a concorrência da Chevrolet Silverado e Ford F-250.

Leia mais: Testamos: Jeep Renegade Trailhawk vale o preço alto?

Entretanto nem todos os brasileiros podem dirigi-la. E não estamos falando apenas por conta dos preços exorbitantes. Como ela tem peso bruto de 3.506 kg, ela é considerada um caminhão. Ou seja, apenas motoristas que possuem habilitação categoria C (ou superior) podem conduzir o veículo. A opção da marca para quem tem a CNH tipo B é a RAM 1500.

Ram 2500

Foto: Divulgação/RAM

As dimensões deste veículo são:

  • Altura: 2.037 mm
  • Comprimento: 6.066 mm
  • Lagura: 2.210 mm

A última atualização deixou ela um pouco mais moderna. Na dianteira, por exemplo, a montadora fez mudanças na grade, no capô, nos para-choques e nos para-lamas. O logotipo da marca ganhou um espaço no centro da grade.

Seu conjunto ótico é formado pelos faróis de LED (com luzes de condução diurna) e os faróis de neblina. Boa parte da traseira também foi modificada. A inscrição RAM é uma das novidades. Para quem pensa em usá-la para o trabalho, a caçamba tem volume de 1.280 litros.

Interior

Foto: Divulgação/RAM

Uma picape boa para o trabalho e para a cidade. O conforto interior oferecido pela Ram 2500 é igual (ou melhor) de um SUV premium. Sem falar do requinte de suas peças. Tanto os bancos quanto os painéis de porta são revestidos em couro e Alcântara.

Foto: Divulgação/RAM

Ao centro do painel, a chamativa central multimídia Uconnect 4C de 12 polegadas. Seu desenho faz lembrar alguns outros modelos, como a Fiat Toro e a linha atual da Volvo. E aqui você pode fazer muito mais que emparelhar seu smartphone (com o Android Auto e o Apple Carplay). Os comandos do ar-condicionado, por exemplo, são feitos nela. Assim como o navegador GPS. É possível ainda ver as imagens transmitidas pela câmera 360º.

Conjunto mecânico

Ram 2500

Foto: Divulgação/RAM

Para movimentar um gigante, um motor poderoso. A Ram 2500 está equipado com um motor 6.7L Cummins Turbodiesel. Sua potência máxima é de 365 cv a 2.600 rpm e torque de 110,7 kgfm a 1.800 rpm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. De acordo com a montadora, este câmbio traz um solenoide de força variável.

Para melhorar a experiência, o motorista pode escolher entre tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. A suspensão dianteira possui braço triplo com barra Panhard. Já a traseira traz braço quíntuplo.

Ram 2500: Itens de série

Ram 2500

Foto: Divulgação/RAM

O pacote de itens de série da Ram 2500 2021 é farto. Dentre equipamentos de segurança, conforto e estilo, podemos destacar:

  • Seis airbags
  • Ar-condicionado automático de duas-zonas
  • Bancos dianteiros com aquecimento (e ventilação)
  • Assistente de partida em rampa (Start Assist)
  • Banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos
  • Keyless Entry
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Controle eletrônico de tração
  • Direção hidráulica
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Espelhos retrovisores exteriores com aquecimento, indicadores de direção, luzes de cortesia e outros
  • Iluminação ambiente em LED
  • Freios a disco nas quatro roda (ABS com EBD)
  • Luzes de leitura
  • Keyless Go
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro)
  • Sistema de cancelamento de ruídos
  • Aerta de ponto cego
  • Volante revestido em couro e com aquecimento
  • E entre outros

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA