Brasileiros querem comprar ou trocar de carro em 2021; veja o estudo
Um estudo realizado pela Anfavea e a Webmotors mostrou que 75% dos entrevistados querem comprar ou trocar de carro em 2021.
Os preços dos carros 0Km estão cada vez mais altos e a pandemia da Covid-19 trouxe um enorme prejuízo financeiro para muitos. Mesmo assim, os brasileiros não escondem a vontade de realizar o sonho do veículo próprio ou trocar por um modelo mais novo. Quem mostra isso é um estudo realizado pela Anfavea e a Webmotors. Segundo ele, 75% dos entrevistados querem comprar ou trocar de carro em 2021.
Brasileiros querem comprar ou trocar de carro
Para a realização do mesmo, foram ouvidas 4.240 pessoas que usam o aplicativo oferecido pelo site de classificados. Boa parte deles ainda pretendem comprar ou trocar de veículo neste segundo semestre. Enquanto isso, 18% delas irão esperar a virada de ano para adquirir um automóvel. Os outros 7% falaram que desistiram da compra.
Agora, entre aqueles que já têm um veículo (74%), a maioria diz que considera a comprar/troca ainda em 2021 (73%). Por outro lado, o estudo mostrou que 80% dos que ainda não têm nenhum planeja comprar.
Isso talvez mostre que o mercado está realmente aquecendo novamente. De acordo com a Fenabrave, foram vendidos durante o primeiro semestre 1.0006.685 veículos. Um aumento de 32% com relação ao seis primeiros meses de 2020. A expectativa é que sejam emplacados 2.258.872 veículos até o último dia de dezembro.
“Os indicadores de intenção de compra ou troca de veículos são bastante positivos quando avaliamos o cenário atual, em que é possível perceber que já houve uma retomada do mercado após os impactos das medidas para conter os avanços da Covid-19. O próprio estudo indicou um equilíbrio maior à medida que grande parte dos entrevistados confirmou que a flexibilização da pandemia não interferiu na decisão de compra”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Porém, um problema sério está afetando a produção de alguns veículos. A crise global da falta de semicondutores já afetou muitas marcas. Aqui no Brasil, por exemplo, Chevrolet e Volkswagen são duas das marcas que estão sofrendo com o problema.
SUVs e usados são os preferidos
Nos últimos anos, vimos que os SUVs se tornaram os queridinhos do público local. Alguns deles estão entre os mais vendidos do País. O estudo feito pela Anfavea e pelo Webmotors não mostrou nada diferente disso. Das pessoas entrevistadas, 39% delas querem um utilitário esportivo. Na segunda posição estão os sedãs (29%) e os hatchs na terceira (16%).
Leia mais: Usuários de carros por assinatura disparam durante a pandemia
Porém, os que não possuem carro pensam diferente. Segundo os resultados da pesquisa, 36% gostariam de ter um dois volumes, 34% teriam sedãs e 20% desejam um SUV.
Em ambos os cenários, os carros usados são os preferidos e com uma boa vantagem com relação aos novos. Os números são:
- Os que já possuem carro: 86% preferem um veículo usado e 14% um veículo novo
- Os que ainda não possuem um carro: 94% preferem um veículo usado e 6% um veículo novo.
Financiamento
Outro movimento importante pode ser visto com relação ao financiamento do veículo. Dentre todos os entrevistados pelas duas empresas, 55% dos proprietários optaram pelo financiamento parcial na hora de comprar o seu veículo. Em comparação com o último levantamento, houve uma queda de 9%. Enquanto isso, 37% das pessoas escolheram o pagamento à vista, 5% tiveram que financiar totalmente o valor do veículo e 3% participaram de leasing (ou consórcio).
Por fim, aqueles que ainda não são donos de veículos responderam que:
- 44% fariam um financiamento parcial
- 27% pagariam à vista
- 21% preferem um financiamento total
- 8% realizariam a compra por meio de consócio
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.