Usuários de carros por assinatura disparam durante a pandemia

De acordo com a ABLA, mais de 80 mil pessoas já alugam carros por assinatura no Brasil. Assim, a adesão a este serviço cresceu 8% da frota total das locadoras, desde o inicio da pandemia.

Assinatura de carros dispararam na pandemia. Foto: Pinterest

 

80 mil veículos já são usados por usuários de serviços de carros por assinatura

Embora os carros por assinatura sejam uma modalidade de locação recente no país, os dados indicam que a tendência do serviço que veio para ficar. Ainda mais que, o comportamento em relação a mobilidade mudou com a pandemia da Covid-19.

E, de acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), de 80 mil veículos, cerca de 8% da frota de 1 milhão de carros do setor no Brasil já são destinados ao serviço de carros por assinatura. Além disso, para o presidente da Associação, Paulo Miguel Junior, estes dados podem dobrar no médio prazo.

 carros por assinatura
Dos 80 mil veículos, 8% da frota de 1 milhão já são destinados ao serviço de assinatura. Foto: Volante por Elas

Associação acredita que assinatura deve crescer ainda mais

“O momento atual, no qual mais pessoas preferem evitar transportes coletivos, acelerou a demanda”, avalia Junior. “E, sob o ponto de vista do cliente, o carro por assinatura representa ter menos dores de cabeça, já que não há preocupação e gastos com seguro, manutenção, revisões, tributos e principalmente na hora de vender o veículo” fala o presidente da ABLA.

A modalidade está se consolidando de maneira semelhante a outros serviços do gênero, de acordo com o presidente da ABLA. “É um novo nicho no aluguel de carros, que chama a atenção principalmente de pessoas que valorizam mais o uso que a posse”, pontua Junior.

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Assim, na prática, se trata de um aluguel de longo prazo para pessoas físicas. Ou seja, em vez de adquirir um veículo, a pessoa o aluga por um, dois ou até três anos. Por fim, quando encerra o contrato, é possível devolver o carro ou renovar a assinatura.

Também de acordo com a ABLA, na modalidade por assinatura podem ser alugados desde os modelos mais básicos – os chamados veículos de entrada, até os mais equipados e luxuosos. “Estamos diante de uma mudança de cultura, que rapidamente cai no gosto do brasileiro”, conclui o presidente da Associação.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
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