Conheça a van elétrica que a Peugeot vai lançar no Brasil neste ano

Assim como os veículos de passeio, já há um aumento de van elétrica no mercado mundial. A Peugeot, por exemplo, vende na Europa a versão 100% elétrica da Expert. A e-Expert foi lançada em maio do ano passado e traz mais economia para as frotas das empresas. Disponível apenas no mercado europeu, a van já tem data para estrear no Brasil.

Van elétrica da Peugeot 

De acordo com o site “Autos Segredos“, a Stellantis pode começar a comercializar o veículo ainda neste ano. A chegada coincide com o lançamento do hatch 208 e-Sport, que será apresentado no próximo mês.

(Foto: Divulgação/Peugeot)

No começo do ano, outro portal automotivo já tinha sinalizado que a van poderia  chegar ao mercado brasileiro. O site “Primeira Marcha” disse na época que o grupo pretende trazer ela  e sua irmã Citroën Jumpy.

Leia mais: Peugeot Partner 2021: preço e equipamentos do furgão rival do Fiorino

Fabricada em Valencienes, a Peugeot e-Expert está na mesma terceira geração do modelo movido a combustão que está sendo vendida por aqui. Sua dianteira traz faróis halógenos e pode oferecer faróis de neblina. Já o interior é bastante tecnológico. No centro do painel está a central multimídia de sete polegadas (Android Auto, Apple CarPlay, bluetooth e entradas USB). Outro destaque é o painel de instrumentos de 3,5″.

(Foto: Divulgação/Peugeot)

Motorização

Seu sistema elétrico é formado, acima de tudo, pelo motor elétrico capaz de gerar 100 kW de potência máxima e 26,5 kgfm de torque. Com ele, o carro atinge a velocidade máxima de 130 km/h. Além disso, atinge 100 km/h em 13,1 segundos.

A capacidade da bateria e a autonomia mudam de acordo com a versão escolhida. A versão de entrada está equipada com uma bateria de 50 kWh, que pode fazer o veículo andar até 230 km (ciclo WLTP) sem recarregar. Agora, o modelo mais caro traz uma bateria de 75 KWh e tem autonomia de 330 km. Usando um carregador de 10 kW, a recarga até 80% da bateria durar em 30 minutos (50 kWh) ou 45 (75 kWh).

(Foto: Divulgação/Peugeot)

Além de ser bastante econômico, o carro oferece um bom compartimento de carga. De acordo com a montadora, ele pode levar até 1.275 kg e volume de carga de até 6,6 m³.

Expert no Brasil

e-Expert
(Foto: Divulgação/Peugeot)

Enquanto a Peugeot e-Expert não chega ao País, a montadora vendendo o furgão com um motor movido a combustão. Custando a partir de R$ 162.590, o veículo faz parte da linha de comerciais leves da marca. Ela está ao lado do Partner e da Boxer. Sem falar que a Peugeot oferece o modelo nas configurações furgão e com espaço para 10 passageiros (Expert Minibus).

Todas elas trazem sob o capô o propulsor 1.6 Blue HDI movido a diesel. Ele pode gerar uma potência máxima de 155 cv e torque máximo de 30 kgfm.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar