Ford Mustang ou Chevrolet Camaro? Quem vence o duelo de muscle car?

Se não for a maior, a rivalidade entre Chevrolet Camaro e Ford Mustang é, pelo menos, uma das mais importantes do mundo automotivo.

Se não for a maior, a rivalidade entre Chevrolet Camaro e Ford Mustang é, pelo menos, uma das mais importantes do mundo automotivo. Ambos possuem fãs em todo o planeta. E isso não é à toa, visto que eles são os muscle cars mais conhecidos em todo o mundo. E agora os dois são vendidos no Brasil de forma oficial. Quem é o melhor? Bom, é essa a pergunta que tentaremos responder logo abaixo.

Ford Mustang ou Chevrolet Camaro? Quem vence o duelo de muscle car?

Até um tempo atrás, se você quisesse adquirir um dos dois veículos, a melhor opção seria procurar por uma das centenas de importadoras espalhadas por todo o Brasil. Porém, o jogo virou e os dois são importados oficialmente por suas montadoras. E eles possuem muitos atributos que vão além do seu conjunto mecânico.

Foto: Divulgação/Chevrolet

O que me impressiona na história dos dois são as semelhanças. Por exemplo: tanto o Ford Mustang, quanto o Chevrolet Camaro surgiram na segunda metade dos anos 1960. Além disso, os atuais modelos estão na sexta geração.

Após muito tempo, o modelo da Ford começou a ser importado dos Estados Unidos em 2019. Contudo, ele passou por uma mudança bastante importante neste ano: o modelo Black Shadow foi substituído pelo Mach 1. Em consequência desta mudança, ele passou a custar mais caro que seu rival. Custando R$ 523.920, o Ford Mustang Mach 1 trouxe algumas diferenças em seu visual. A grade, por exemplo, possui detalhes que remetem ao modelo de 1969. Na traseira, foi adicionado um novo aerofólio. Por dentro, quem faz a homenagem ao modelo antigo são os bancos.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Foto: Divulgação/Ford

Enquanto isso, a versão cupê do Chevrolet Camaro continua custando a bagatela de R$ 403.000. Este já está há um bom tempo por aqui. O modelo mais atual foi lançado em 2016. Porém, foi a geração anterior foi a que abriu terreno para o modelo. E ele fazia muito sucesso (houve até uma música feita em sua homenagem).

Motorização

Vamos ao assunto que realmente interessa. Os dois bólidos oferecem conjuntos mecânicos bastante poderosos. O Chevrolet Camaro usa é o 6.2L V8 a gasolina, que produz 461 cv a 6.000 rpm de potência máxima e torque de 62,9 kgfm a 4.400 rpm. Seu câmbio é o automático de 10 marchas – que por sinal foi feito em conjunto por Ford e Chevrolet, sendo o mesmo do Mustang.

Segundos dados da montadora, o Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/ h em 4,2 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 290 km/h.

Do mesmo modo, o Ford Mustang Mach 1 traz sob o capô o propulsor Coyote 5.0 V8 com injeção direta de combustível. Ele tem potência máxima de 483 cv a 7.000 rpm e torque de 556 Nm a 4.600 rpm. Sem falar do câmbio automático de dez velocidades. Para esta versão, a marca adicionou alguns itens dos modelos Shelby GT3650 e GT500, como uma nova calibração da transmissão e nova suspensão MagnetRide.

De acordo com a marca, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.

Para melhorar a experiência ao volante, ambos possuem aletas para trocas de marchas no modo manual.

Equipamentos de série

Não é só de desempenho forte que são os dois são feitos. Chevrolet e Ford oferecem um bom pacote de equipamentos de série para seus superesportivos. Ainda mais se fomos pensar em itens de segurança. A tecnologia embarcada nos veículos são bem interessantes também.

A grande aposta do Chevrolet Camaro é a tecnologia. Em seu painel, ele traz o sistema multimídia MyLink, com uma tela touchscreem 8 polegadas. Além disso, você pode desfrutar do Wi-Fi embutido, câmera de ré e sistema OneStar,

Foto: Divulgação/Chervolet

O carro ainda oferece acionamento de freio de estacionamento por meio de botão no console central, ar-condicionado DualZone, bancos de couro, direção elétrica progressiva, Easy Entry, partida sem chave, sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System”, teto solar elétrico e volante com aquecimento, alerta de ponto cego, alerta de pressão dos pneus, cinco airbags, sistema de som feito pela marca BOSE, volante multifuncional, sistema de controle de tração TCS, controle eletrônico de estabilidade ESP, freios ABS com EBD e PBA, Heads up Display, lanterna de neblina, luz de condução diurna e sensor de estacionamento.

Com a chegada do modelo Mach 1, o Ford Mustang ganhou sistemas que permitem uma condução semiautônoma. Este é o caso do assistente autônomo de detecção de pedestres, sistema de permanência em faixa e alerta de colisão.

Foto: Divulgação/Ford

Além disso, ele ainda oferece oito airbags, assistente de frenagem de emergência, ar-condicionado automático e digital, ajuste de altura e profundidade  bancos dianteiros com aquecimento, chave com sensor de presença, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica, farol de neblina Full LED, volante com aquecimento, central multimídia de oito polegadas,  sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com 1.000 W de potência, Freios ABS com EBD, painel de instrumentos de 12 polegadas, piloto automático, sensor de estacionamento, sensor de monitoramento e detector de fadiga.

Conclusão

Assim sendo, parece que essa história de sexta geração fez muito bem para ambos os veículos. E dá para falar que a rivalidade atingiu um nível altíssimo, visto que os dois carros possuem um conteúdo de primeira linha. Mesmo custando mais de R$ 500 mil, o novo Ford Mustang Mach 1 é o vencedor do comparativo. O sistema semiautônomo parece ser bastante promissor e o motor é bastante veloz.

 

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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