Renault Sandero R.S surpreende nas impressões iniciais
Não é nenhum exagero dizer que o Renault Sandero R.S é um dos carros mais divertidos do mercado. O hatch temperado pela Renault Sport...
Não é nenhum exagero dizer que o Renault Sandero R.S é um dos carros mais divertidos do mercado. O hatch temperado pela Renault Sport é o carro da semana do Garagem360, e terá o teste completo liberado na próxima semana. Antes disso, ele será o responsável por inaugurar um novo espaço para os carros de teste. Nesta seção, o objetivo é transmitir as impressões iniciais do carro, deixando a análise mais aprofundada para o tradicional Testamos.
Renault Sandero R.S: impressões iniciais
Entretanto, ao contrário do que se possa imaginar, o Sandero R.S não me surpreendeu inicialmente por seu desempenho. Por se tratar de um autêntico esportivo, ostentando a grife Renault Sport, era mais do que esperado o hatch agradar por sua desenvoltura. O que de fato causou toda essa surpresa foi a versatilidade do modelo.
É evidente que ele é mais duro e tem menor altura do que um Sandero “civil”. Mas excluindo esse fato, ele é um Sandero como qualquer outro. E isso pelo bem e pelo mal. De positivo: o relativo bom espaço interno e um dos maiores porta-malas da categoria (320 l). Pesa negativamente a simplicidade da cabine e do carro em si, mas esses pontos só ressaltam as características do projeto do dois volumes: um veículo barato e robusto que se transformou em um esportivo.
E o desempenho?
Até o momento foram cerca de 40 km a bordo do Sandero R.S. E como não será possível levar o modelo até uma pista (afinal, tem uma pandemia rolando), o jeito é aproveitar o carro na cidade e na estrada. Porém, como não passei tanto tempo ainda com ele, foi possível apenas degustar o potencial do modelo. E olha, é preciso tomar cuidado, porque o hatch esportivo te atiça a cada acelerada. O ronco grave do motor 2.0 de 150 cv animam qualquer motorista. Aconselho tomar cuidado com a trilha sonora, já que algumas músicas são capazes de potencializar ainda mais essa vontade de acelerar.
Por isso, nessas primeiras impressões, o carro se mostrou perfeitamente usável no dia a dia. Mas a maior fonte de alegria é sim em seu desempenho, já que cada acelerada é um sorriso no rosto.
Ficha técnica
Renault Sandero R.S
Motor: 2.0 16v aspirado dianteiro transversal
Potência máxima: 150 cv (etanol) / 145 cv (gasolina) a 5.750 rpm
Potência específica: 75,1 cv/litro
Torque máximo: 20,9 kgfm (etanol) / 20,2 kgfm (gasolina) a 4 mil rpm
Tração: dianteira
Transmissão: manual de seis marchas
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios: disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira)
Direção: eletro-hidráulica
Dimensões: 4,07 m x 1,73 m x 1,49 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre-eixos: 2,59 m
Porta-malas: 320 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Peso: 1.181 kg
Velocidade máxima: 202 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8 segundos
Preço sugerido: R$87.690 (em 22/04/2021 – segundo o site da marca)
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.