Novos carros elétricos da Audi rodam mais de 500 km e usam até realidade aumentada no painel

Nesta quarta-feira (14), os novos carros elétricos da Audi foram apresentados. E são dois SUVs: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron...

Nesta quarta-feira (14), os novos carros elétricos da Audi foram apresentados. E são dois SUVs: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, os primeiros utilitários compactos da empresa movidos a eletricidade.

Entre os dois, a principal diferença é no estilo da carroceria do Sportback, que tem um caimento mais acentuado para ser um mais um SUV cupê na linha da Audi.

Carros elétricos da Audi: novidades

Os dois modelos utilizam faróis em LED de série, mas podem receber a tecnologia Matrix, que será oferecida como opcional para o mercado europeu. Já as luzes diurnas podem ser personalizadas pelo condutor, que pode escolher até quatro assinaturas  diferentes.

Em termos de medidas, os dois tem o mesmo comprimento: 4,59 m. Já no porta-malas, há algumas diferenças. O Q4 e-tron tem 520 litros de capacidade. Já o Sportback tem um espacinho a mais, com 535 litros.

Motorizações

Os novos carros elétricos da Audi terão diversas combinações de motor. A versão de entrada é a Q4 35 e-tron. Ela utiliza um conjunto elétrico de 170 cv (125 kW) que traciona as rodas traseiras e utiliza uma bateria de 55 kWh. Já as versões Q4 40 e-tron mantém a tração na traseira, mas usa um motor mais forte, de 204 cv (150 kW). A bateria também é maior, de 82 kWh.

A configuração mais potente é a Q4 50 e-tron quattro. Nesse caso, são dois motores elétricos para tracionar os dois eixos, fornecendo a tração integral quando necessário – a traseira é a predominante. O conjunto gera 299 cv (220 kW) e mantém a capacidade de bateria do modelo anteiror. A aceleração de 0 a 100 km/h desta versão é feita em 6,2 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.

Embora não informe a versão, a Audi garante que o modelo tem autonomia de até 520 km no ciclo WLTP.

Realidade aumentada

Todo o cockpit dos modelos foi pensado para oferecer um design tridimensional. Porém, a realidade aumentada se faz presente no head-up display dos carros. Entretanto, este será mais um item opcional do modelo na Europa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA