Fim dos motores antigos de carros? Veja o que pode ocorrer com novas leis

Com as novas leis sobre emissão de poluentes dos carros, alguns motores simplesmente deixarão de existir, já que adaptá-los custaria mais do que apenas trocar por outros. Será o fim dos motores antigos de carros? Entenda!

Confira alguns dos motores que serão descontinuados em 2022
Fiat Doblò é umas das vitimas do Proconve L7 (Foto: Divulgação)

Com a vigência do Proconve L7, alguns conjuntos deixarão de existir. Será o fim os motores antigos de carros? Entenda

O Proconve é um conjunto de leis que prevê amenizar os poluentes derivados dos veículos automotores. O Programa foi criado em 1986, onde já propunha um conjunto de regras a longo prazo para diminuir a poluição proveniente do s veículos automotores.

O programa é divido por etapas, para que desse modo, as indústrias possam se adaptar de acordo com as novas regras. Dessa forma, a partir de 2022, a etapa L7 do Proconve entrará em vigor, o que fez com que diversas montadoras recalibrassem alguns motores para que esses estivessem de acordo com as novas normas.

VEJA TAMBÉM

O Conama, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, publicou em 2018 as Resoluções 490 e 492, que trazem as novas fases do Proconve L7 e P8 a partir de 2022.

Segundo a Cetesb, a nova fase L7 trará redução significativa dos vapores de combustíveis que se perdem na atmosfera, enquanto que a fase P8 deve reduzir significativamente a emissão dos óxidos de nitrogênio. Estas duas ações se complementam e deve ajudar na redução da formação dos compostos de oxidação na atmosfera dos grandes centros urbanos, sobretudo o gás ozônio.

Motores que deixarão de existir por conta do Proconve L7

No entanto, em alguns casos, o custo para adaptar o conjunto motriz fica muito elevado no comparativo com a quantidade de vendas dos veículos. Dessa forma, é mais lucrativo para as montadoras, simplesmente não fabricá-los mais.

Dessa forma, alguns dos motores mais populares no mercado nacional deixarão de integrar os novos modelos fabricados a partir de 2022, confira alguns deles:

Motores que deixarão de existir em 2022:

– Volkswagen 1.6 8V EA111;

– General Motors 1.0 8V Família 1;

– Fiat E.torQ 1.8 16V;

– Honda 1.5 16V – L15A.

Confira alguns dos motores que serão descontinuados em 2022
Honda Fit também deixa de ser produzido e New City adota nova motorização (Foto: Divulgação)

Com a saída dos motores, as fabricantes podem optar por descontinuar o modelo em que estavam integrados, como foi o caso do Honda Fit que contava com o motor 1.5 16V – L15A. Outra solução é manter os veículos, no entanto, com outra opção de motorização, que esteja de acordo com as novas leis, como é o caso da Toro, que abandonou o motor 1.8 e.TorQ 16V, e adotou o 1.3.

Compare carros e motos: conheça nova ferramenta gratuita do Garagem360

 

Confira alguns dos motores que serão descontinuados em 2022
Chevrolet Spin terá motor recalibrado (Foto: Divulgação)

Chevrolet modifica o conjunto motriz da Spin para se adaptar ao Proconve L7

A Chevrolet já anunciou as modificações na Spin para que o modelo continue em linha a partir do próximo ano.

Para o Proconve L7, a empresa investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto até na atualização da linha de montagem, já que há mudanças importantes em sistemas de veículos, como o de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível. Outra alteração está na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio.

Já para os motores a diesel foi desenvolvido uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados, responsáveis por gerar aquela fumaça escura que sai pelo escapamento. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.

 

Com informações: Cetesb, Conama, WebMotors

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar