FCA e PSA concluem fusão e Stellantis nasce oficialmente
Os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citröen (PSA) concluíram o processo de fusão. A partir do último domingo (17), todas as marcas dos dois grupos...
Os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citröen (PSA) concluíram o processo de fusão. A partir do último domingo (17), todas as marcas dos dois grupos passam a fazer parte da Stellantis, nome oficial do conglomerado. Com a união oficializada, surge o quarto maior grupo de automóveis do mundo e com forte atuação nos principais mercados do planeta.
Surge a Stellantis
Todo o processo de fusão foi anunciado no fim de 2019. Antes de se juntar ao grupo FCA, a francesa PSA já havia comprado Opel e Vauxhall da General Motors e tinha tentado uma fusão com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que não deu certo. Isso não impediu a Peugeot-Citroën de buscar novos parceiros, que encontrou na Fiat Chrysler a parceira ideal. E agora, pouco mais de um ano após o primeiro anúncio de fusão, todo o processo foi concluído, iniciando um novo capítulo na indústria automobilística.
Ao todo, são 14 marcas debaixo do guarda-chuva da Stellantis: Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Ram, Alfa Romeo, Maserati, Abarth e Lancia, do lado da FCA, além de Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, até então ligadas ao grupo PSA. Todas essas marcas são responsáveis por cerca de 400 mil funcionários no planeta e que devem ser mantidos neste primeiro momento, já que não há previsão de fechamento de nenhuma fábrica.
O grupo será comandado por dois diretores executivos, John Elkann (Chairman) e Carlos Tavares (CEO), e outros nove diretores não-executivos: Robert Peugeot (Vice-Presidente), Henri de Castries (Diretor Independente Sênior, atuando como Presidente sob a lei holandesa), Andrea Agnelli, Fiona Clare Cicconi, Nicolas Dufourcq, Ann Frances Godbehere, Wan Ling Martello, Jacques de Saint-Exupéry e Kevin Scott.
Carros da fusão
Na galeria, veja alguns dos carros que são produzidos atualmente pelo grupo Stellantis.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.