Combate à covid-19: Toyota diz que cronograma será revisto, mas que nenhum plano futuro está cancelado

Sexta marca no ranking de vendas em 2020, a Toyota segue com a produção parada por conta da pandemia da covid-19. Para entender como a empresa...

Sexta marca no ranking de vendas em 2020, a Toyota segue com a produção parada por conta da pandemia da covid-19. Para entender como a empresa está lidando com o momento atual, o Garagem360 encaminhou algumas perguntas. Embora ache que ainda é cedo para fazer qualquer previsão, a companhia diz que está se preparando para uma nova rotina quando for possível retomar a produção em suas plantas.

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A seguir, confira as respostas da Toyota.

Combate à covid-19: Toyota

Com a pandemia se estendendo por mais alguns meses, qual a perspectiva para o mercado?

Ainda é cedo para fazermos previsões ou traçarmos algum plano, pois estamos em um cenário de incertezas. A Toyota tem estudado diversos cenários, mas sempre se pautando no respeito pelas pessoas e pelo compromisso de contribuir com as sociedades onde está inserida. Foi assim que sempre trabalhamos nesses mais de 60 anos de história no Brasil.

Quais medidas estão sendo tomadas para contornar essa situação?

Neste momento estamos com as fábricas paralisadas por conta da pandemia da covid-19 e da suspensão dos contratos de trabalho até 22 de junho. Neste tempo, alguns colaboradores da parte administrativa seguem de home office para continuarem seus trabalhos, avaliarem e estudarem os mais diversos cenários, as tendências e como será o “novo normal” na retomada dos trabalhos. Além disso, estão sendo instaladas câmeras térmicas para medição da temperatura dos funcionários, novas formas para aumentar o distanciamento entre eles na linha de produção e também garantir todo o suporte psicológico no retorno, já que é uma situação totalmente nova para todos.

Vale ressaltar também as medidas e ações que realizamos no combate ao coronavírus, como a participação na rede de empresas voluntárias para a manutenção dos respiradores, a doação de quatro Toyota Hilux adaptadas para ambulâncias, 25 toneladas de alimentos e 30 mil frascos de álcool em gel.

E para nossos clientes, estendemos o prazo da garantia e das revisões dos veículos durante este período, possibilidade de adquirir um automóvel Toyota de maneira totalmente online, etc.

Como o atual isolamento social pode impactar os próximos lançamentos da marca? Qual será a estratégia adotada?

Nenhum projeto futuro está cancelado até o momento. O que estamos fazendo agora é rever nosso cronograma.

A pandemia pode impactar o desenvolvimento de tecnologias futuras, como a de carros autônomos e as pesquisas de combustíveis alternativos?

É difícil prever nesse momento o tamanho do impacto. No entanto, acreditamos que, mesmo após a pandemia, as pessoas continuarão se locomovendo por meio de veículos confiáveis, seguros, conectados a serviços e a preços justos. Por isso confiamos em nossa missão de nos tornar uma das maiores provedoras de soluções em mobilidade atendendo às necessidades dos clientes.

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Como está sendo feito o trabalho para atender as necessidades dos clientes em meio a pandemia, como assistência, revisões e garantias dos veículos?

Nesse momento a Toyota tem incentivado toda a sua rede a trabalhar as vendas online. Por meio do site da marca, o cliente pode acessar o portfólio de produtos, montar o veículo de sua preferência, escolhendo modelo, versão, cor, acessórios e a forma de pagamento, que pode ser pelo Ciclo Toyota ou à vista.

Depois de preencher um cadastro, ele escolhe a concessionária de sua preferência e em pouco tempo a entram em contato com ele para efetivarem o negócio.

As concessionárias que têm showroom aberto, por estarem em estados ou prefeituras que ainda não fecharam o comércio, seguem com limitação no número de pessoas no showroom, medidas de higienização e o distanciamento entre as pessoas.

Já a garantia dos veículos, seja Lexus ou Toyota, anunciamos em março a extensão do prazo de vencimento por até três meses das revisões obrigatórias ou a garantia contratual. Para isso, os novos prazos ficaram da seguinte forma:

• Revisão por tempo – 12 meses (aumentou de um para três meses de tolerância).

• Revisão por quilometragem – 10.000 km (aumentou de 1.000 km para 3.000 km de tolerância).

Novo vencimento para garantia contratual para os veículos Toyota:

• 36 meses (não havia tolerância, e agora é de dois meses)

• Ou por quilometragem para uso comercial (o que ocorrer primeiro) – 100.000 km (não havia tolerância, e agora é de 2.000 km)

Novo vencimento para garantia contratual para os veículos Lexus:

• 48 meses (não havia tolerância, e agora é de dois meses).

• Ou por quilometragem para uso comercial (o que ocorrer primeiro) – 100.000 km (não havia tolerância, e agora é de 2.000 km)

A Toyota irá concentrar todas as demandas de dúvidas e atendimento ao cliente pelo e-mail: [email protected], de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17 horas. Os demais canais de atendimento estão suspensos por tempo indeterminado.

Na galeria, veja imagens do Toyota RAV4 testado pela equipe do Garagem360. O teste completo pode ser visto aqui.

Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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