75 anos de Abarth: conheça os carros da marca no Brasil

Nos últimos anos tivemos vários carros Abarth no Brasil. Mas, para quem acha que ela é nova por aqui, verá que as coisas são diferentes.

Assim, como parte das comemorações pelos 75 anos da marca, vale a pena conhecer um pouco mais sobre sua relação com nosso país e sobre a rica história da empresa.

Pulse Abarth
O Pulse chegou por aqui e carimbou muitos prêmios e boas vendas (Imagem: Divulgação/Abarth)

Carros Abarth no Brasil: os 75 anos da marca também passam por aqui

Embora tenha demorado um pouco para desembarcar no Brasil, desde que chegou a Abarth marcou presença forte por aqui.

Isto se deu em 2002 com o modelo Stilo, primeiro da marca a circular por nossas ruas. Levou mais um tempinho para recebermos outro, mas veio. Este foi o 500 Abarth em 2014, outro modelo famoso e que fechou a fase antiga da empresa no país.

Depois de 10 anos da sua estreia, em 2022, a Abarth, já em nova fase, trouxe o Pulse Abarth, seu primeiro SUV fabricado no Brasil. Este carro não apenas conquistou o mercado, mas também a crítica, recebendo os prêmios de “Melhor Compra” e “Compra do Ano” em 2023.

No ano seguinte foi a vez do Fastback Abarth, fabricado em Betim – MG, que chegou e rapidamente se destacou. O sucesso foi tanto em vendas quanto em premiações, incluindo “Melhor SUV Nacional” e “Destaque Design Interno”.

Os títulos vieram juntos do sucesso comercial desses modelos. O Fastback Abarth, por exemplo, foi o veículo esportivo mais vendido em dezembro de 2023, com 342 unidades, enquanto o Pulse Abarth registrou 2.566 unidades emplacadas no mesmo ano.

Assim, mesmo com uma relação ainda jovem e tímida, a Abarth vem marcando presença constante por aqui. Se o sucesso do Pulse e Fastback se mantiveram é bem provável que a lista de modelos da marca no Brasil se expanda ainda mais nos próximos anos.

Veja também:Testamos: Pulse Abarth é SUV esportivo de verdade? Descubra!

Um pouco sobre a história da Abarth

  • A Abarth & C. foi fundada em 31 de março de 1949 por Carlo Abarth e o piloto Guido Scagliarini. Já desde o seu início a empresa ganhou uma de suas marcas registradas – o símbolo do escorpião, baseado no signo do zodíaco de seu fundador.

  • O primeiro carro da Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100, e já marcou história nas pistas de corrida nas mãos do piloto Tazio Nuvolari.

  • Velocidade e desenho sempre foram a obsessão da marca. Tanto que em 1956, ela estabeleceu novos padrões de resistência e velocidade ao percorrer 3.743 km a uma velocidade média de 155 km/h com o Fiat Abarth 750.

Fastback Abarth
O último lançamento da Abarth por aqui foi o Fastback, que também fez sucesso! (Imagem: Divulgação/Abarth)
  • A década de 1950 também testemunhou o lançamento do icônico Fiat 500, em 1958. Este é, provavelmente, o carro mais icônico da marca e foi responsável por expandir sua notoriedade no mundo todo.

  • Por fim, para celebrar 75 anos de tantas histórias, a Abarth lançará dois modelos especiais: o Abarth 695 75° Anniversario, uma edição limitada de 1368 unidades, e o Novo Abarth 600e Scorpionissima, que terá 1949 unidades, em homenagem ao ano de fundação da marca.

Quanto custa um Fiat Fastback Abarth?

  • O Fiat Fastback Abarth, lançamento mais recente da marca do escorpião por aqui, é vendido a partir de R$ 159.990.

Claro que os 4 carros Abarth no Brasil são apenas uma pequena amostra do catálogo estrelado da marca. Ainda assim, eles são ótimos representantes, que resumem sua história e atuação, com foco sempre em qualidade, desempenho e muito amor pelo mercado automotivo e pelo automobilismo.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar