7 erros para NUNCA cometer no seu carro automático
Descubra os 7 erros que podem prejudicar seu carro automático e aprenda como evitá-los para garantir durabilidade e economia.
Quem tem carro automático sabe que existem alguns erros que podem comprometer o funcionamento do veículo, além, é claro, de resultar em um grande prejuízo para o bolso.
É pensando nisso que o Garagem360 traz 7 erros para nuunca cometer no seu carro automático, e assim, evitar uma série de dores de cabeça.
Que tal conferir quais são? Acompanhe!
7 erros para nunca cometer com seu carro automático – e evitar problemas
Bem, ainda que o câmbio automático traga mais praticidade e conforto, ele exige cuidados específicos para garantir sua durabilidade e evitar problemas extremamente complexos.
No entanto, muitos motoristas acabam cometendo erros simples no dia a dia que podem prejudicar a vida útil do veículo e gerar altos custos com reparos. A boa notícia é que, com atenção a alguns detalhes, é possível evitar esses problemas.
Veja só:
1. Acelerar em neutro
Muitos motoristas acreditam que acelerar com o câmbio em neutro pode ajudar a ganhar potência ou melhorar a arrancada, mas o contrário é verdadeiro.
Iasto é, ao fazer isso, você desgasta as cintas de embreagem, o que pode gerar um alto custo de manutenção. Além disso, acelerar em neutro não traz benefícios à performance do veículo, ao contrário do que muitos imaginam.
2. Deixar o tanque vazio
Dirigir com o tanque quase vazio prejudica, e muito, o funcionamento do seu carro. En detalhes, o câmbio automático depende de pressão de fluido para operar corretamente, e um tanque vazio compromete essa pressão.
Além disso, andar na reserva pode danificar componentes importantes do veículo, incluindo a bomba de combustível.
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3. Desengatar o câmbio enquanto o carro ainda está em movimento
Esse é um erro perigoso e muito comum. Ao mudar o câmbio para neutro enquanto o carro está em movimento, você força a transmissão, o que faz com que ela tenha que lidar com o esforço de desacelerar o veículo, ao invés de usar os freios.
4. Colocar o carro na “banguela”
Outro erro comum é colocar o carro na “banguela” (ponto morto) enquanto dirige. Isso não economiza combustível e ainda prejudica o sistema de lubrificação do motor.
No câmbio automático, o motor não consegue esfriar adequadamente, o que pode causar falhas e até o desgaste precoce de peças essenciais.
5. Usar o neutro desnecessariamente
Parar o carro em um sinal vermelho e colocar o câmbio em neutro é uma prática desnecessária. Isso acaba reduzindo a vida útil do câmbio automático.
Dessa forma, o melhor é deixar o carro em “drive” enquanto espera. Além disso, o câmbio fica em constante funcionamento, sem forçar componentes desnecessariamente.
6. Alterar o software e usar chips para melhorar a performance
Alterar o software do carro ou instalar chips para aumentar a potência pode até trazer um ganho temporário de desempenho, mas esses ajustes ultrapassam os limites do sistema de transmissão e podem danificar o motor e o câmbio.
Isso porque a tecnologia embarcada foi projetada para garantir a durabilidade e a eficiência do veículo, e qualquer alteração pode comprometer esse equilíbrio.
7. Ignorar a troca de óleo do câmbio
Por fim, a manutenção do câmbio automático exige a troca regular do óleo. Diferente do óleo do motor, o óleo da transmissão precisa ser substituído a cada 3 anos, independentemente da quilometragem.
Isso porque o óleo velho perde suas propriedades lubrificantes, o que pode causar desgaste excessivo das peças internas e levar a falhas mecânicas.
De modo geral, evitar esses deslizes pode garantir uma condução mais segura, eficiente e com menos custos a longo prazo.
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