Alguns cuidados mensais com o carro, ao contrário do que muita gente possa pensar, são possíveis de ser tomados pelo proprietário, sem custos.
Outros, no entanto, podem demandar gastos. Mas, quem tem um carro já sabe que investimentos constantes com o auto, evitam gastos muito maiores com o passar do tempo.
Assim, você garante a preservação do seu veículo e a sua segurança. A seguir, você confere alguns destes cuidados que devem ser tomados mensalmente com o seu automóvel.
Cuidados mensais com o carro: 6 dicas de precaução
1 – Manutenção dos freios
Mensalmente, é importante checar o bom funcionamento dos freios, por exemplo, o líquido de freio. E este procedimento costuma ter preços bem acessíveis nas oficinas mecânicas.
No caso de nível do líquido abaixo do está abaixo do recomendado, pode indicar algum vazamento no sistema. Assim, é possível que haja a necessidade de reparar ou substituir peças.
Não ignore este cuidado, pois além da falta de segurança, o problema pode prejudicar todo o sistema de frenagem do seu carro.
2 – Correias dentadas
Para quem não sabe, as correias dentadas mantêm o sincronismo entre o eixo comando de válvulas e árvore de manivelas, de acordo com especialistas da Porto Seguro.
Substituir as correias é um dos cuidados com o carro que costuma ser feito a cada 50 mil km. No entanto, para os técnicos da Porto Seguro, é recomendável verificar o manual do proprietário.
Assim, revisar as correias uma vez por mês evita quebras e desgastes – o que pode vir até a travar o motor. Além disso, prejudicar todos os componentes do sistema do carro.
3 – Cuidados mensais com o carro: Pneus
Aqui, você pode verificar sozinho os pneus do seu carro, mensalmente. No caso de desgastes, por exemplo, indica-se a substituição, a fim de evitar estragos maiores – que sairão bem mais caros depois.
Além disso, não se esqueça de calibrar com frequência os pneus. Também verifique sempre as condições do estepe, caso você precise dele.
4 – Bateria
A bateria é responsável pelo armazenamento de energia gerada pelo alternador. Atualmente, elas são do tipo “seledas”. E, com isso, não é necessário adicionar água.
No entanto, conforme os especialistas da Porto Seguro, o componente não exclui a manutenção.
Periodicamente, por exemplo, uma vez por mês, verifique se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. Caso percebe alterações, procure uma oficina mecânica de confiança.
5 – Cuidados mensais com o carro: Óleo
O óleo é mais um dos cuidados mensais com o caro. Afinal, é ele que lubrifica o motor e tem a função de manter os componentes em perfeito funcionamento.
Assim, todos os meses, verifique o nível de lubrificante do motor, por meio da vareta de óleo com o carro desligado. Ao notar que o óleo está abaixo do recomendável, será preciso completar.
Aproveite e saiba como não cair em ciladas na hora de levar o carro para a revisão!
6 – Sistema de Arrefecimento
Trata-se do sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. E, se não estiver em bom funcionamento, o motor pode aumentar o consumo do combustível. Além disso, até comprometer itens como a junta de cabeçote.
Dessa forma, verifique sempre o nível da água no reservatório de expansão. A medida ideal deve estar sempre dentro do nível mínimo e máximo deste compartimento.
Mas, caso percebe que o abastecimento de água precisa ser feito com muita frequência, isto pode indicar necessidade de manutenção. Então, procure uma oficina mecânica de confiança.