50% dos brasileiros já consideram comprar carro eletrificados, aponta estudo

O estudo Shifting Gears, da Teads, revela que metade dos consumidores brasileiros já considera veículos eletrificados

O estudo Shifting Gears, da Teads, revela que metade dos consumidores brasileiros já considera veículos eletrificados. Com decisões rápidas e altamente influenciadas pelo digital, o mercado automotivo no Brasil está em plena transformação.

Brasileiros já consideram ter um veículo elétrico

O estudo Shifting Gears: A Nova Dinâmica de Compra de Automóveis, realizado pela Teads, uma plataforma global de mídia, revela que 50% das pessoas que compraram ou alugaram um carro nos últimos dois anos, ou planejam fazê-lo nos próximos dois anos, já consideram veículos eletrificados no Brasil.

Além disso, o processo de tomada de decisão foi mais ágil em comparação com outros mercados: os brasileiros levam até duas semanas para pesquisar marcas e modelos, e no momento do test drive, 43% dos potenciais compradores já se limitam a duas opções.

Além de destacar essa movimentação intensa no mercado automotivo brasileiro, o estudo investigou motivações, preferências, fontes de informação, percepções e a influência da publicidade, especialmente digital, sobre um consumidor que está disposto a trocar de marca e que toma decisões em um curto espaço de tempo.

Os resultados foram apresentados em um evento em São Paulo, com a presença de representantes de montadoras e suas agências de publicidade.

Pesquisa buscou identificar tendências

A pesquisa, que ouviu mais de 6.000 pessoas em 16 mercados, entrevistou 400 brasileiros entre 18 e 55 anos, nos meses de novembro e dezembro de 2023.

Entre os principais objetivos, a Teads buscou identificar as principais motivações e desafios na compra de automóveis em geral, com um capítulo dedicado à consideração e decisão por motores híbridos e elétricos.

No Brasil, 47% dos entrevistados consideram substituir o veículo atual por um modelo semelhante; 26% planejam comprar o primeiro carro; 20% desejam trocar por um modelo maior ou mais premium; e 7% buscam um veículo adicional.

“Com a pesquisa qualitativa, pudemos compreender o processo de compra de automóveis, identificar os principais desafios e as muitas oportunidades em uma jornada idealmente omnichannel, e determinar a importância dos canais digitais e da publicidade para as marcas. O estudo traz insights acionáveis para estratégias de convencimento de um consumidor em uma jornada de decisão profundamente digital e, por influência deste meio, é muito mais rápida. O tempo de contato das marcas é menor, mas os caminhos para visibilidade, construção de confiança e consideração passam por uma experiência digital always on e positiva de ponta a ponta”, indica Monika de Faria Lima Cerqueira, CO-MD da Teads no Brasil.

Procura por caarros elétricos cresce no Brasil (Foto: Freepik)

 

Sobre os modelos mais procurados no Brasil, sedãs (60%) e SUVs (35%) lideram as preferências, seguidos por hatchbacks (19%), picapes (18%), conversíveis (11%), coupés (5%), peruas (3%) e minivans (2%).

Apaixonados por carros, os brasileiros são mais exigentes do que a média global na hora da escolha. O estudo identificou que, para 9 em cada 10 potenciais compradores, os principais critérios são: manutenção (96%), segurança (95%), confiabilidade (94%), eficiência de combustível (93%) e preço (92%).

Em comparação com a média global, segurança e confiabilidade estão empatadas em primeiro lugar, com 91%, seguidas por eficiência de combustível e preço (88%) e manutenção (87%).

No quesito fidelidade, o estudo revelou que quase 9 em cada 10 brasileiros estão abertos a trocar de marca, acima da média global de 82%.

Carros Elétricos

Tema central nas discussões sobre economia de combustível e sustentabilidade, os veículos elétricos ganharam destaque no estudo. No Brasil, 50% dos consumidores já consideram veículos eletrificados, e 3 em cada 10 já descartam os motores a combustão.

Outros números relevantes:

  • 42% dos consumidores globais consideram apenas veículos híbridos ou 100% elétricos, rejeitando os motores a combustão;
  • 71% dos brasileiros ainda consideram motores a combustão, 32% consideram os híbridos, e 18% estão focados nos elétricos;
  • Para 29% dos potenciais compradores brasileiros, motores híbridos ou elétricos são a única opção.

Processo de Tomada de Decisão

O estudo investigou sete etapas na jornada de compra de um automóvel:

  • Pesquisa de marcas e modelos;
  • Contato com concessionárias;
  • Agendamento de test-drives;
  • Definição da configuração do veículo;
  • Revisão das opções de financiamento;
  • Obtenção de cotações e negociações;
  • Efetivação da compra.
Últimos dois anos serviram para explodir as vendas da categoria (Foto: Freepik)

 

Uma descoberta importante foi o papel crucial do digital em todas essas etapas. Para 56% dos brasileiros, o ambiente online foi mais influente do que em compras anteriores, acima da média global de 43%.

Os brasileiros decidem rapidamente: 47% dedicam duas semanas ou menos para pesquisar modelos e marcas, comparado a 42% da média global.

Outros pontos destacados

  • Conhecimento e Consideração são chave para um processo seletivo intenso;
  • Sites de montadoras, concessionárias e marketplaces são as principais fontes de pesquisa;
  • O digital prevalece sobre o offline, com 84% recorrendo aos sites de montadoras e 71% a revistas especializadas online, contra 66% que assistem programas automotivos de TV;
  • Combinar TV, digital e estratégias contextuais aumenta a consideração da marca para 7 em 10 consumidores;
  • Para 9 em 10, anúncios online inspiram ações concretas, sendo esse número ainda maior entre interessados em veículos eletrificados.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA