5 motivos para CORRER dos SUVs

SUVs são os mais vendidos, mas será que são as melhores escolhas? Veja 5 motivos para CORRER dos SUVs.

Dados da Jato Dynamics, especializada na análise de mercado, revelam um crescimento de 16% nas vendas de SUVs no mundo em 2023, chegando a 36,7 milhões. Quase metade das vendas no ano. Embora representem uma boa fatia do mercado, há quem rejeite a categoria. Veja 5 motivos para correr dos SUVs. 

Porque não comprar um SUV? foto: Nicole Santana/ Garagem360
Porque não comprar um SUV? foto: Nicole Santana/ Garagem360

Porque não comprar um SUV?

Vamos aos motivos:

1. Custo elevado

O SUV mais barato do Brasil é o Fiat Pulse, atualmente vendido a R$ 103.990 e olha que ele nem é um dos mais equipados. Há modelos no país que superam os R$ 600 mil com facilidade. 

Sem contar os custos mais elevados de manutenção, seguro IPVA, peças de reposição, etc. Até o flanelinha cobra mais caro quando vê um SUV chegando. Para muitos, o SUV se torna um símbolo de status, mas a conta no final do mês pode ser amarga e comprometer o orçamento familiar. 

2. Maior consumo de combustível

Não é uma regra, principalmente se levarmos em consideração alguns modelos híbridos como o BYD Song Plus e Corolla Cross Hybrid que superam os 20 km por litro de gasolina, mas em geral os SUVs consomem um pouco mais do que outros modelos. 

Veja o Chevrolet Tracker, por exemplo, faz  7,7 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol. Não é um dos modelos com maior eficiência energética, sobretudo se comparar com hatches e sedans. 

3. São sinônimo de mais poluição

Os SUVs maiores, como os vendidos na Europa e Estados Unidos estão na mira das entidades que protegem o meio ambiente e dos próprios governos. O motivo está na fama de poluírem mais. 

Não é que eles sejam realmente mais poluidores com seus escapamentos a combustão, mas o imaginário popular eles geram mais monóxido de carbono por seus motores mais potentes. E por lá, a maioria é movida a diesel ou gasolina, o que os tornam verdadeiras “usinas de poluição” para algumas pessoas. 

Para reduzir o número de veículos da categoria, a prefeitura de Paris aprovou um referendo que prevê a cobrança de taxa maior de estacionamento para modelos movidos a combustão com peso superior a 1.600 quilos. O alvo foram justamente os SUVs. 

Leia também:

Jeep Compass é um dos SUVs que mais desvalorizam em 1 ano e despensa na tabela Fipe. 

4. Causam mais acidentes fatais

Um artigo publicado pela Revista Veja mostrou que os SUVs maiores contribuem sensivelmente com o número de mortes em casos de atropelamento nos Estados Unidos. 

Por serem altos e robustos diminuem as chances de sobrevivência dos pedestres, o que vem servindo de alerta para as autoridades e entidades reguladoras de segurança no trânsito.

5. Menor mobilidade

Por serem maiores, nem sempre é fácil encontrar uma boa vaga de estacionamento ou manobrar em espaços reduzidos. Em comparação aos hatches, a diferença pode ser gritante. 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA