5 motivos para CORRER dos SUVs

Dados da Jato Dynamics, especializada na análise de mercado, revelam um crescimento de 16% nas vendas de SUVs no mundo em 2023, chegando a 36,7 milhões. Quase metade das vendas no ano. Embora representem uma boa fatia do mercado, há quem rejeite a categoria. Veja 5 motivos para correr dos SUVs. 

Porque não comprar um SUV? foto: Nicole Santana/ Garagem360
Porque não comprar um SUV? foto: Nicole Santana/ Garagem360

Porque não comprar um SUV?

Vamos aos motivos:

1. Custo elevado

O SUV mais barato do Brasil é o Fiat Pulse, atualmente vendido a R$ 103.990 e olha que ele nem é um dos mais equipados. Há modelos no país que superam os R$ 600 mil com facilidade. 

Sem contar os custos mais elevados de manutenção, seguro IPVA, peças de reposição, etc. Até o flanelinha cobra mais caro quando vê um SUV chegando. Para muitos, o SUV se torna um símbolo de status, mas a conta no final do mês pode ser amarga e comprometer o orçamento familiar. 

2. Maior consumo de combustível

Não é uma regra, principalmente se levarmos em consideração alguns modelos híbridos como o BYD Song Plus e Corolla Cross Hybrid que superam os 20 km por litro de gasolina, mas em geral os SUVs consomem um pouco mais do que outros modelos. 

Veja o Chevrolet Tracker, por exemplo, faz  7,7 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol. Não é um dos modelos com maior eficiência energética, sobretudo se comparar com hatches e sedans. 

3. São sinônimo de mais poluição

Os SUVs maiores, como os vendidos na Europa e Estados Unidos estão na mira das entidades que protegem o meio ambiente e dos próprios governos. O motivo está na fama de poluírem mais. 

Não é que eles sejam realmente mais poluidores com seus escapamentos a combustão, mas o imaginário popular eles geram mais monóxido de carbono por seus motores mais potentes. E por lá, a maioria é movida a diesel ou gasolina, o que os tornam verdadeiras “usinas de poluição” para algumas pessoas. 

Para reduzir o número de veículos da categoria, a prefeitura de Paris aprovou um referendo que prevê a cobrança de taxa maior de estacionamento para modelos movidos a combustão com peso superior a 1.600 quilos. O alvo foram justamente os SUVs. 

Leia também:

Jeep Compass é um dos SUVs que mais desvalorizam em 1 ano e despensa na tabela Fipe. 

4. Causam mais acidentes fatais

Um artigo publicado pela Revista Veja mostrou que os SUVs maiores contribuem sensivelmente com o número de mortes em casos de atropelamento nos Estados Unidos. 

Por serem altos e robustos diminuem as chances de sobrevivência dos pedestres, o que vem servindo de alerta para as autoridades e entidades reguladoras de segurança no trânsito.

5. Menor mobilidade

Por serem maiores, nem sempre é fácil encontrar uma boa vaga de estacionamento ou manobrar em espaços reduzidos. Em comparação aos hatches, a diferença pode ser gritante. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar