5 mitos e 5 verdades dos carros elétricos que até você acredita
Você é um dos que prefere carros a combustão do que os elétricos? Este post é para você. Veja 5 mitos e 5 verdades dos carros elétricos que até você acredita.
O que é mito e o que é verdade sobre os carros elétricos? É certo que eles chegaram para ficar, mas ainda há muitas dúvidas e equívocos e informações nem sempre precisas. Para clarear o cenário, nós do Garagem360 desmistificamos algumas crenças comuns e conformamos fatos importantes sobre a tecnologia.
5 mitos e 5 verdades dos carros elétricos que até você acredita
1. Mito: carro elétrico não tem autonomia para longas viagens e pode te “deixar na mão”.
Verdade: Embora alguns modelos realmente tenham autonomia limitada, a tecnologia das baterias evoluiu sensivelmente.
É claro que existem hoje no mercado modelos com alcance limitado, como o Renault Kwid e-tech de 185 km, no entanto seu foco é a mobilidade urbana e não são indicados para viagens longas.
No entanto, já existem modelos com autonomia superior a 500 km à venda no Brasil. Com esse alcance é possível sim planejar viagens um pouco mais longas, com paradas estratégicas para não “ficar na mão”.
Veja aqui quais os carros elétricos com maior autonomia do Brasil
2. Mito: Carregar um carro elétrico demora horas e é super complicado
Verdade: Mais um mito que depende da tecnologia aplicada. Voltando ao próprio Renault Kwid e-tech.
O hatch elétrico leva:
- 8 a 9 horas para carregar totalmente na tomada comum;
- 2 horas e 54 minutos no carregador Wallbox;
- 40 minutos no carregamento rápido DC (15% a 80%).
Ou seja, o tempo de recarga depende da estação de carregamento.
3. Mito: carro elétrico é muito caro e só serve para quem tem muito dinheiro
Verdade: Inicialmente os carros elétricos possuíam um valor muito elevado por conta do custo das baterias. No entanto, com a popularização da produção foi possível reduzir esse custo, que foi passado para o consumidor
O primeiro carro elétrico lançado no Brasil foi o Renault Zoe em 2018 com preço de R$ 149.990 – muito caro na época, já que o VW Gol Track foi lançado no mesmo ano por R$ 42.990.
Agora a realidade é diferente. Enquanto o Polo Track 0 km é vendido a R$ 86.990, o carro elétrico mais barato do Brasil, o Renault Kwid e-tech, é vendido a R$ 99.990.
Note que a diferença de preço entre um modelo popular e um elétrico de entrada está menor, fruto da popularização dos eletrificados.
4. Mito: bateria de carro elétrico dura pouco e é caríssima para trocar
Verdade: as baterias dos carros elétricos são projetadas para ter uma vida útil longa, geralmente com garantias que cobrem um período de 8 anos ou uma determinada quilometragem (por exemplo 200.000 km).
Com o tempo e uso, é natural que haja uma pequena degradação da capacidade. Um estudo recente da consultoria P3 mostrou que a degradação das baterias segue um padrão previsível:
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0 km: 100% da capacidade.
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30.000 km: redução para 95%.
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100.000 km: capacidade de 90%.
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200.000 a 300.000 km: estabilização em torno de 87%.
Leia também: Estudo revela: baterias de carros elétricos podem durar 40% mais do que o previsto
5. Mito: as baterias dos carros elétricos são altamente poluentes
Verdade: Embora a operação de um carro elétrico não emita poluentes diretamente, a produção das baterias e a geração da eletricidade utilizada têm um impacto ambiental (porém é menor em relação ao modelos a combustão).
No entanto, as montadoras já estão se preparando para reduzir essa problemática com baterias de íons de sódio, com base no sal marinho, entre outras tecnologias para tornar a transição para a eletromobilidade mais sustentável em todos os sentidos.
Eai, o que acha dos carros elétricos? Ama ou odeia? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.