4 novidades sobre seguros de carro que talvez você desconheça

As novas startups de seguros de carro apresentam inovações que pretendem democratizar os serviços oferecidos no mercado nacional.

Por vezes, as burocracias e dificuldades do seguro auto tradicional, são alguns dos empecilhos para que 70% dos carros registrados no país não sejam segurados. No entanto, uma startup do setor apresenta algumas novidades sobre seguros de carro que podem modificar o cenário deste tipo de proteção. Confira quais são elas!

Confira algumas inovações sobre o seguro de carros

Confira algumas inovações sobre o seguro de carros (Foto: Pixabay)

Inovações no setor de seguros de carro podem atrair mais interessados

Segundo os dados do Governo Federal, entre 2015 e 2019, foram roubados mais de um milhão de veículos no Brasil. O volume de roubo e furto de veículos, principalmente nos grandes centros urbanos, vem alertando os brasileiros da necessidade de proteger seus bens.

No entanto, ainda assim, no país, mais de 70% dos carros não estão segurados. Isso acontece porque o seguro é considerado um produto caro e com linguagem complexa por grande parte da população.

Para alterar esse cenário, algumas startups apresentam novidades que visam democratizar o setor. A Justus, por exemplo –  empresa de seguros – utiliza dados de telemetria para oferecer preços mais baixos para quem dirige de maneira consciente.

Esses dados são colhidos pela tecnologia de telemetria, que consegue analisar alguns comportamentos do motorista como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve. Para fazer essa análise, é necessário que o motorista conceda as permissões no aplicativo. 

Além das novas tecnologia de análise de condução, outras características podem gerar seguros de carros mais democráticos. O CEO da empresa, Dhaval Chadha, separou quatro inovações que serão essenciais para a popularização do serviço.

Confira novidades que pretendem democratizar o seguro de carros (Foto: Pixabay)

1 – Vistoria online

A tecnologia proporcionou muitas facilidades no dia a dia. Com o seguro auto, não foi diferente. Muitas seguradoras já oferecem a opção da vistoria online, pelo site ou aplicativo. Ela dura alguns minutos e tudo o que é preciso fazer é tirar algumas fotos do carro.

É importante mencionar que, para que a vistoria online seja feita corretamente, o segurado precisa estar muito atento aos passos que serão informados pela seguradora contratada. [Em algumas etapas, como o envio de fotos, elas precisam seguir à risca o que for pedido, eximindo assim, a possibilidade de erros e a necessidade do envio de um perito para fazer uma análise presencial.

2 – Precificação que vai além do gênero e idade 

A maioria das seguradoras tradicionais estabelecem o valor do seguro de acordo com o gênero e idade do motorista que vai dirigir o carro. Isso acaba sendo injusto, pois motoristas jovens vão sempre acabar pagando mais. Mas, já há opções no mercado que estão mudando isso. Algumas novas seguradoras já vão precificar se baseando no comportamento do motorista. A tecnologia de telemetria usada, é uma das ferramentas capazes de analisar o comportamento.

3 – Personalização

A maioria das seguradoras usam pacotes pré-estabelecidos para oferecer o seguro auto para seus clientes. Com a nova geração de seguradoras, os clientes montam seu pacote, inserindo os itens que se adequam melhor às suas necessidades.

4 – Fim das longas esperas 

De acordo com a SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados, os seguros tradicionais demoram, em média, 48 dias para resolver acidentes com batidas e 21 dias para carros que sofrem perda total. Com isso, a pessoa que teve o carro danificado, corre o risco de ficar vários dias sem o seu veículo. As insurtechs – startup de seguros – chegam para mudar esse cenário, trazendo tecnologia para modificar esses longos processos e proporcionar uma melhor experiência para seu cliente.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

 

Confira algumas inovações sobre o seguro de carros

Os serviços devem ficar mais rápidos (Foto: Pixabay)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA