4 mitos e verdades do motor turbo de 3 cilindros
Motor turbo de 3 cilindros: esclarecemos os principais mitos e verdades sobre esses propulsores; confira os principais detalhes
O Garagem360 revela alguns mitos e verdades em relação ao motor turbo de 3 cilindros. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Mitos e verdades do motor turbo de 3 cilindros
E a confiabilidade do motor turbo de 3 cilindros, como fica?
Engana-se quem pensa que a confiabilidade do motor turbo de três cilindros não é a mesma do motor a combustão. Na verdade, atributos como desenvolvimento e construção mantém padrões idênticos de segurança e qualidade e comparação com propulsores de qualquer outro deslocamento ou quantidade de cilindro.
Ademais, vale destacar que o turbo não foi implementado da noite para o dia. Ele passou por uma tecnologia que foi testada diversas vezes pela indústria e já foi consolidada como destaque no mercado.
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O que dá mais problema: correia banhada a óleo, correia seca ou corrente?
No quadro abaixo, explicamos melhor esta realidade. Veja só:
Tipo | Material | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|---|
Corrente de comando | Aço temperado | Alta durabilidade e resistência ao desgaste | Mais cara, gera mais ruído e vibração |
Correia dentada seca | Borracha | Custo mais baixo | Vida útil menor, sensível a poeira e clima |
Correia banhada a óleo | Borracha lubrificada | Funcionamento silencioso e menos vibração | Exige manutenção exata e lubrificante correto |
Motores aspirados de 1,5 litro ou 1,6 litro são mais econômicos que propulsores 1.0?
Mentira. Contudo depende do comportamento do motorista. O turbo tem como função principal ampliar a performance do propulsor sem aumentar o tamanho ou o peso do conjunto.
No capô, a turbina comprime e libera mais oxigênio na câmara de combustão, o que aumenta a taxa de compressão e torna a queda de combustível mais eficaz.
Como resultado, proporciona mais potência e torque, sem ser necessário o deslocamento, diminuindo o consumo e a emissão de gases poluentes.
A vibração do motor de 3 cilindros é mais intensa?
Sim. Isso acontece devido a distribuição assimétrica das massas e forças e do número ímpar de cilindros.
Para efeito de comparação, os propulsores de quatro cilindros tem dois pistos que sobem, enquanto outros dois estão descendo ao mesmo tempo. Já no de três cilindros, essa dinâmica não acontece.
Uma vez que você já sabe os principais mitos sobre o motor turbo de 3 cilindros, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
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