4 formas que IA poderá afetar o mercado automotivo nos próximos anos

A inteligência artificial já é uma realidade no mercado automotivo. Veja o que o futuro reserva para o setor.

A IA tem o potencial de transformar o mercado automotivo de várias maneiras. Veja alguns exemplos incríveis.

tecnologia em carros

A IA no mercado automotivo pode trazer mudanças muito positivas. Foto: Freepik

Como a IA pode mudar o mercado automotivo 

Quem traz mais informações sobre o tema é o Fernando Schaeffer: CEO e fundador da Car Analytics.

Antes de mais nada, vamos aos tópicos:

Projeto e Fabricação de Veículos

A tecnologia vai transformar a maneira como os veículos são projetados e fabricados. A princípio, na fase de projeto, a tecnologia pode ser usada para simular diferentes cenários e otimizar projetos de aerodinâmica, eficiência de combustível e desempenho.

O design dos carros também é outro ponto de destaque. A ideia é que a personalização pode obedecer as preferências e necessidades individuais.

Já durante a fabricação, a IA funciona como um catalizador, de modo a reduzir custos e melhorar a produção. Associada a outros fatores como a robotização, ainda é possível reduzir acidentes e erros humanos.

Manutenção preventiva e preditiva

As soluções da IA já ajudam a monitorar o desempenho do veículo, a fim de detectar possíveis problemas antes que se tornem críticos.

Além disso, é possível antecipar os cronogramas de manutenção e reduzir o tempo de inatividade para reparos.

A principal oportunidade está na coleta de dados sobre o uso do veículo. Dessa forma os fabricantes e concessionárias  podem oferecer manutenção personalizada. Além disso, recomenda serviços com base em hábitos e condições de direção individuais.

carro moderno

Carros ficarão mais modernos com aplicação de IA, mas o público está preparado? Foto: Freepik

Seguro no mercado automotivo

Imagine a seguinte situação: após um acidente, o motorista faz upload de fotos do local do acidente para sua seguradora. Para isso, ele usa apenas um aplicativo de smartphone.

Em pouco tempo, a seguradora, usando um algoritmo baseado em visão computacional, avalia os danos. Em seguida, calcula automaticamente o pagamento do sinistro, assim permite que o motorista volte à estrada mais rapidamente.

As seguradoras acham que esse futuro pode estar aqui dentro de uma década, e as seguradoras já começaram a fazer investimentos para torná-lo realidade. Espera-se que a inteligência artificial no mercado de seguros cresça nos próximos anos, a fim de transformar vários aspectos dos modelos de negócios das seguradoras.

A IA mudará a forma como as seguradoras comercializam para os clientes, detectam fraudes, avaliam sinistros e muito mais. De acordo com a empresa de pesquisa IDC, o uso de soluções de IA no mercado de seguros crescerá 32% até 2026.

Experiência e Engajamento do Cliente

Por fim, a IA deverá transformar a maneira como os clientes interagem com os veículos e com a indústria automotiva como um todo. A ideia é usar assistentes de voz com IA e outras tecnologias para fornecer recomendações personalizadas e assistência aos motoristas, aprimorando a experiência geral no volante.

Essas tecnologias também podem ser usadas para fornecer atualizações em tempo real sobre tráfego, clima e outras condições, permitindo que os motoristas tomem decisões mais certeiras na estrada.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA