3 dicas que vão garantir a lubrificação ideal para o seu carro

A troca de óleo é um momento essencial para assegurar o bom funcionamento do carro

A troca de óleo é um momento essencial para assegurar o bom funcionamento do carro.

Para facilitar essa tarefa para motoristas e mecânicos, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, em parceria com o Garagem360, destaca três práticas importantes para a manutenção preventiva durante a troca de fluido.

Orientações para garantir a boa manutenção do óleo de seu carro

Seguindo as orientações da Motul e do Garagem360, os motoristas podem aprimorar a manutenção preventiva de seus veículos e garantir um desempenho elevado, mesmo em condições de uso intenso.

“Antes de aplicar as dicas, o motorista deve, primeiramente, considerar o tipo de uso do seu veículo”, afirma Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul.

“Condições como tráfego urbano intenso (‘anda e para’), percursos curtos frequentes (menos de 8 km), longos períodos de inatividade e condução em locais com poeira ou maresia fazem com que o uso seja considerado severo. Esse tipo de uso causa degradação prematura do lubrificante, alterando suas propriedades e comprometendo a lubrificação e proteção do motor. Nesses casos, o motorista precisa estar mais atento e praticar intervalo reduzido de troca de óleo”, finaliza o engenheiro Danilo.

 

3 dicas essenciais sobre o óleo do carro
(Foto: Reprodução/Freepik)

Confira 3 dicas essenciais sobre o óleo do carro

  • Escolha do óleo correto

A seleção do óleo deve seguir as recomendações do fabricante do veículo, considerando normas como API, ILSAC, ACEA ou outras específicas da montadora, além da viscosidade indicada.

É aconselhável optar por lubrificantes de qualidade superior aos recomendados no manual, desde que respeitem os requisitos e padrões estabelecidos pelo fabricante.

  • Respeito aos intervalos de troca

Os intervalos de troca devem ser ajustados conforme as condições de uso do veículo e as recomendações das montadoras.

Em condições severas, como tráfego constante ou trajetos curtos, é necessário reduzir o intervalo entre as trocas para evitar o desgaste prematuro do óleo.

  • Verificação do nível de óleo

O nível de óleo deve sempre estar entre as marcas de mínimo e máximo na vareta de medição, ou ser monitorado eletronicamente em veículos mais modernos.

Níveis baixos podem comprometer a lubrificação e acelerar a degradação do lubrificante.

Desempenho otimizado no dia a dia

Mesmo em uso urbano, é benéfico para o motorista optar por lubrificantes de alta performance.

Com o tempo e o aumento da quilometragem, os aditivos presentes no lubrificante são consumidos, o que pode comprometer sua capacidade de proteger o motor de forma eficiente.

Isso pode resultar na formação de borra, verniz, desgaste prematuro, superaquecimento e outros problemas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA