25 anos de produção da Renault no Brasil; veja números que surpreendem

Conheça mais sobre a história dos 25 anos da Renault no Brasil e essa trajetória de sucesso da marca por aqui!

Já são 25 anos da Renault no Brasil, trazendo tecnologia, desenvolvimento e muita inovação para a indústria nacional. Centrado no Complexo Ayrton Senna, esta é uma história de muito sucesso e que nos reserva muitas novidades ainda!

Complexo Ayrton Senna da Renault do Brasil

 

O Complexo Ayrton Senna é o epicentro da história da Renault no Brasil (Imagem: Divulgação/Renault)

25 anos da Renault no Brasil e do Complexo Ayrton Senna

No dia 4 de dezembro de 1998, o Renault Group inaugurava o Complexo Industrial Ayrton Senna em Curitiba, Paraná. Uma homenagem ao tricampeão da Fórmula 1, hoje o complexo é uma das principais plantas industriais da montadora na América do Sul, celebrando 25 anos de atividade em 2023.

O legado do Complexo vai além dos números industriais. A marca se destaca por inovação, envolvimento comunitário e crescimento contínuo. Para marcar essas conquistas, um museu foi inaugurado em 2023, proporcionando uma visão fascinante dos últimos 25 anos de atividade do Renault Group no Brasil.

Um pouco da história do Complexo

  • Ao longo dos anos, o Complexo Ayrton Senna produziu veículos que se tornaram verdadeiros ícones. Entre eles temos o Renault Scenic, Clio, Megane, Master, Sandero, Logan, Duster, Oroch, Captur e Kwid.

  • As expansões nas décadas de 2000 trouxeram à fábrica veículos comerciais leves, marcando uma fase importante de crescimento dela.

  • No ano de 2022 ela viu uma renovação na gama de modelos fabricados, reafirmando o comprometimento com a inovação e a satisfação dos clientes.

  • Assim, passando pelo milionésimo veículo fabricado em 2011, até a produção da primeira picape Oroch em 2015, o Complexo Ayrton Senna tem sido palco de diversos lançamentos e marcos importantes para a marca e a indústria nacional.

Veja também: Nova Renault Master pode ser “abastecida” com diesel, hidrogênio e carga elétrica

Polo de tecnologia, produção e geração de empregos

Funcionária da Renault do Brasil

 

Além de um polo de tecnologia, a Renault do Brasil também gera milhares de empregos (Imagem: Divulgação/Renault)
  • O Complexo Ayrton Senna é um verdadeiro polo de tecnologia. Primeiramente, ele tem uma capacidade de produção de 3,5 milhões de veículos e 5 milhões de motores.

  • Além disso, mais de 5.300 colaboradores contribuem diariamente para o sucesso dessa missão. Assim, consolida o Complexo também como uma referência na geração de empregos na região.

  • O ano de 2023 marca o início de uma nova era para o Complexo Ayrton Senna. Com o anúncio do Renault International Game Plan 2027, um novo plano estratégico, a fábrica se prepara para a produção de dois novos veículos: o Renault Kardian e um novo SUV do segmento C.

  • Por fim, o Complexo recebeu a inauguração do Renault Design Center LatAm. Mais este passo ao futuro reforça seu papel como um centro de excelência em design em toda a América Latina.

Estes 25 anos da Renault no Brasil, e com muito sucesso, mostra todo o potencial do nosso país em receber, e criar, iniciativas desse tipo. Com carros reconhecidos, a marca se mantém relevante e cada vez mais investe em tecnologia para continuar entregando alta qualidade aqui e no mundo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA