Opinião: 24h de Le Mans foi um verdadeiro show automobilístico

Uma das provas mais importantes do automobilismo, as 24h de Le Mans reuniu 61 carros e 183 pilotos, em quatro categorias diferentes, neste final de semana.

Uma das provas mais importantes do automobilismo, as 24h de Le Mans reuniu 61 carros e 183 pilotos, em quatro categorias diferentes, neste final de semana. Confirmando o favoritismo, a Toyota ficou com as duas primeiras posições com o bólido número 8, que foi comandado por Fernando Alonso,  Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, e o número sete, guiado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Brasil nas 24h de Le Mans 2019

Quarto colocado geral, Bruno Senna — ao lado de Andre Lotterer e Neel Jani no Rebellion R13 — foi o brasileiro com a melhor posição em pista. Porém, se o Brasil não triunfou na categoria principal,  nas demais os pilotos tupiniquins dominaram. Vencedor da LMP2, e sexto colocado geral, André Negrão, juntamente com Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, ficou também com o título mundial da categoria com o seu Alpine 470 da equipe Signatech.

Na GTE Pro, a bordo da Ferrari 488 GTE da equipe AF Corse, o brasileiro Daniel Serra, foi o ganhador da categoria (e o 20º colocado geral), ao lado de Alessandro Pier Guidi e James Calado. 32º colocado geral e vencedor da GTE AM, o brasileiro Felipe Fraga, junto com Jeroen Blueekemolen e Ben Keating, estreou na mítica corrida com o pé direito. Seu triunfo a bordo do Ford GT da Keating Motorsports impressionou, conseguindo um excelente resultado.

Trio feminino

O trio formado pela italiana Manuela Gostner, a suíça Rahel Frey e a dinamarquesa Michelle Gatting também obteve um excelente resultado. As três chegaram em 41º no geral e em 11º lugar na categoria GTE AM. A esperança é que cada vez mais mulheres participem das principais categorias do automobilismo, e que no próximo ano possamos ter mais pilotas nesta prova tão importante para o esporte a motor.

Da esq. para a dir., Manuela Gostner, Michelle Gatting e Rahel Frey fizeram uma boa prova em Le Mans |Foto: Divulgação

Espetáculo

Para quem é fã de automobilismo, as 24h de Le Mans é um prato cheio. É um dos poucos dias em que é possível ver por um dia inteiro uma corrida em alto nível, com grandes competidores disputando curva a curva na pista, enquanto os engenheiros queimam os neurônios pensando nas melhores estratégias.

Há um ditado que diz que Le Mans escolhe seus vencedores. Neste ano, podemos dizer que a pista de La Sarthe fez valer o dito popular. O carro número 7 da Toyota liderou por mais de 23h a prova, com ampla vantagem para seus companheiros de equipe. Entretanto, na hora final, dois furos nos pneus fizeram com que o bólido perdesse a liderança e, consequentemente, a corrida. Sendo assim, a sorte que faltou tantas vezes para Alonso na F1, brilhou para ele conquistar sua segunda vitória na prova.

LEIA MAIS: Aston Martin do filme 007 contra Goldfinger vai a leilão

Chevrolet na ponta: conheça as marcas que mais vendem no Brasil

Muito positivo foi também o desempenho dos brasileiros, que fizeram bonito e subiram no degrau mais alto do pódio em três das quatro categorias. O País pode até não ter um representante na Fórmula 1, mas há muita gente boa em outras categorias, como é o caso do mundial de endurance.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA