2021: NCAP alerta falhas de segurança em carros vendidos no Brasil

Dos sete veículos vendidos no Brasil e testados pelo Latin NCAP, apenas 1 modelo recebeu cinco estrelas na avaliação. Os dados são preocupantes em relação aos sistemas de segurança que equipam os modelos comercializados em solo nacional, veja os detalhes sobre as falhas de segurança em carros vendidos no Brasil!

Os resultados do Latin NCAP não registram bons resultados para os carros brasileiros
Toyota Yaris não recebeu nenhuma estrela no teste (Foto: Divulgação) – falhas de segurança em carros vendidos no Brasil

Latin NCAP detecta falhas de segurança em carros vendidos no Brasil

Em 2021, o Latin NCAP divulgou os resultados relacionado aos sistemas de segurança de onze veículos vendidos no país. No entanto, apenas 7 deles são vendidos no Brasil. Porém, os resultados não são animadores, do total de carros vendidos e testados pela entidade, apenas um recebeu cinco estrelas relacionadas ao sistema de segurança do veículo. Trata-se o Volkswagen Taos.

O modelo foi desenvolvido com base na plataforma MQB, que atribui boa performance estrutural nas avaliações de crash tests e é equipado com diversos assistentes de condução da última geração, tendo como destaque o sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra, que alerta o caso um outro veículo está próximo.

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O modelo conta ainda com Detector de fadiga, sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço, e Sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão, evitando assim colisões simultâneas.

Adicionalmente, fazem parte da lista de itens de 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.

O modelo também é equipado com os sistemas ISOFIX® e top-Tether, que garantem mais segurança e facilidade para correção e instalação de cadeirinhas infantis, assegurando uma excelente proteção às crianças.

Os resultados do Latin NCAP não registram bons resultados para os carros brasileiros
VW Taos foi o único modelo a receber 5 estrelas (Foto: Divulgação)

Outros modelos recebem 1 ou 0 estrelas

O Toyota Yaris, o carro da montadora japonesa recebeu apenas uma estrela. Os demais veículos testados não conseguiram ao menos nem uma estrala. São eles: Renault Duster, Kia Sportage, Hyundai New Tucson, Fiat Argo e Fiat Cronos.

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Os testes do Latin NCAP

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em 4 grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor, e a nota é definida geral pelo menor índice entre os 4 grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e desempenho biomecânica, através de impacto frontal a 64 km / h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km / h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km / h em direção a um posto).

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são obtidos os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres, são recuperados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante os testes de impacto na região frontal do veículo.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são emitidos um desempenho de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km / h ( situação de transito interurbano).

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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