1.300 km de autonomia? Conheça a “bateria impossível” da Chery para elétricos

Chery revela sua "bateria impossível" de estado sólido. Com 1.300 km de autonomia e mais segurança, ela desafia a BYD. Veja quando chega

A nova bateria da Chery para carros elétricos promete mudar o jogo no mercado automotivo. A fabricante chinesa anunciou uma tecnologia de estado sólido capaz de entregar até 1.300 km de autonomia. Isso coloca a marca na frente de gigantes como a BYD e CATL. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Como é a nova bateria da Chery para carros elétricos?

Vamos lá, o segredo dessa super bateria é a chamada bateria de estado sólido, revelada pela Chery em sua conferência global de inovação. A densidade de energia dela é de 600 Wh/kg, ou seja, mais que o dobro do que as baterias de íons de lítio usam hoje. Na prática, o carro pode rodar muito mais com o mesmo tamanho de bateria.

Nova bateria da Chery para carros elétricos
Caoa Chery iCar. Foto: Divulgação

 

A promessa de 1.300 km de autonomia considera o ciclo chinês (CLTC). É importante notar que esse ciclo costuma ser mais otimista que o . Mesmo assim, a autonomia real ainda seria impressionante. Uau!

Mais segurança: adeus ao risco de incêndio?

No entanto, o grande salto dessa tecnologia não é só a distância. Baterias de estado sólido, como o nome diz, dispensam o eletrólito líquido. É esse líquido que é inflamável nas baterias atuais.

A Chery usa um cátodo rico em manganês. Além disso, o eletrólito sólido é polimerizado in situ (formado dentro da própria célula). Segundo especialistas, essa composição , pois reduz os riscos térmicos.

Além disso, a empresa afirma que o módulo resistiu a testes extremos. Até mesmo quando perfurado por um prego, ele não pegou fogo nem soltou fumaça. Isso resolve um dos maiores medos de quem pensa em ter um carro elétrico.

Quando essa tecnologia chega ao mercado?

A Chery quer sair na frente das concorrentes, e para isso, a marca chinesa, que já é a maior exportadora de veículos da China, tem um cronograma ousado. A disputa é direta com as gigantes BYD e CATL. Se a Chery conseguir cumprir o prazo, ela pode ser a primeira do mundo a popularizar essa tecnologia.

Confira o plano:

  • 2026: Início do programa-piloto (testes práticos);
  • 2027: Lançamento comercial nos primeiros carros.

Assim, a nova bateria coloca a Chery (dona da Omoda, Jetour e iCar) em outro patamar. Ela pode resolver os dois maiores medos do consumidor de elétricos: a baixa autonomia e o risco de incêndio.

O que você achou dessa “bateria impossível” da Chery? Acredita que os 1.300 km são reais? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.