1, 2 e 3 mitos sobre multas de trânsito para nunca mais ser supreendido

Meta Descrição: Desvende 1, 2 e 3 mitos sobre multas de trânsito e saiba como evitar surpresas e prejuízos com essas infrações.

As multas de trânsito são um tema comum nas conversas entre motoristas, mas, infelizmente, também geram muitas dúvidas e mal-entendidos.

Entre a grande quantidade de informações disponíveis, surgem mitos que confundem e até induzem os motoristas ao erro. E o pior: muitos desses mitos podem levar a decisões equivocadas e, em alguns casos, aumentar as despesas com infrações.

Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

1. É verdade que nenhumr radar erra?

É comum acreditar que os radares de trânsito são infalíveis, mas isso não é totalmente verdade. Embora eles sejam eficazes na maioria das vezes, existem algumas situações em que os radares podem falhar.

Por exemplo, radares fixos podem ter um limite de tolerância para excessos de velocidade. Ou seja, se você ultrapassou a velocidade permitida por um valor pequeno, pode não ter sido multado, embora o radar tenha capturado a sua infração.

Além disso, radares móveis, que estão frequentemente em locais de difícil acesso, podem apresentar problemas de calibração ou ainda não registrar o excesso de velocidade corretamente.

Por isso, se você foi multado por um radar, mas acredita que não cometeu a infração, saiba que você pode contestar a multa! Esse é um direito do motorista, que pode reunir evidências e recorrer da penalidade.

2. Se eu levar multa, minha carteira será suspensa?

Muitas pessoas têm a ideia errada de que a simples soma de multas irá automaticamente resultar na suspensão da carteira de habilitação. A verdade é que a suspensão ocorre apenas quando o motorista acumula 20 pontos ou mais no período de 12 meses.

Contudo, vale ressaltar que existem infrações gravíssimas que já resultam em suspensão imediata da habilitação, como o caso de rachas, por exemplo.

Portanto, não se preocupe. Desde que você não acumule as infrações que ultrapassem os limites de pontos, sua carteira não será suspensa.

Todavia, é sempre bom evitar infrações recorrentes, já que a quantidade de multas acumuladas pode prejudicar sua condução responsável no futuro.

Foto gerada por AI / Garagem360

3. Toda multa expira depois de 12 meses?

Esse é um dos maiores mitos envolvendo multas de trânsito. Muitas pessoas acreditam que os pontos na carteira de habilitação se “zeram” automaticamente após 12 meses.

Mas a realidade é diferente: os pontos só expiram após 12 meses da data da infração. Ou seja, se você recebeu uma multa em janeiro de 2023, os pontos relativos àquela infração expirarão no mesmo mês, mas do ano seguinte, janeiro de 2024.

Esse equívoco acaba fazendo com que os motoristas percam o controle do prazo para a expiração dos pontos, o que pode levar a surpresas ao acumular pontos demais.

Fui multado, e agora?

Quando se deparar com uma multa, a primeira coisa que deve ser feita é verificar se a infração realmente ocorreu, ou se há algum erro no processo.

Muitos motoristas não sabem, mas é possível contestar uma multa caso haja algum erro no preenchimento do auto de infração, na sinalização ou na utilização do radar.

Além disso, não se esqueça de que o não pagamento da multa pode gerar juros e até bloqueio de documentos, o que traz ainda mais problemas.

Aproveite para conferir: Fiat Toro 2026 tem imagens divulgadas; confira mudanças no design da nova geração da picape que chega ainda este mês

Agora que você já conhece os mitos sobre multas de trânsito, compartilhe sua opinião! Já caiu em algum desses? Comente abaixo e compartilhe suas experiências com outros motoristas!

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA