1, 2, 3 e 4 dicas que vão salvar a sua vida na hora de comprar um carro usado

1, 2, 3 e 4 dicas que vão salvar a sua vida na hora de comprar um carro usado. Veja o que diz especialistas na hora de comprar.

Comprar um carro usado pode ser um ótimo negócio, face o preço dos 0 km mais baratos atualmente. No entanto, exige atenção e cuidado para evitar cair em ciladas. Para ajudar nessa jornada, separamos algumas 4 dicas essenciais que vão te salvar na hora de escolher o seu amigo. 

Como comprar um carro usado?

1. Desvincule-se do mito da quilometragem

De acordo com a “Super Visão Vistorias Automotivas” a quilometragem diz muito pouco sobre o estado de conservação do veículo. É preciso analisar cada um de forma individual, pois depende muito da finalidade e como ele foi usado

Basicamente, é preciso observar esses pontos:

  • Histórico de manutenção, revisões e peças trocadas
  • Condições de uso 
  • Estado geral do veículo. 

2. Pergunte o tipo de percurso mais utilizado pelo motorista

“Se o carro rodou em maior parte na cidade ou em rodovias e o estado da pavimentação desse percurso faz toda a diferença e seu estado de conservação”, ressalta a Super Visão. 

Um percurso urbano é mais suscetível ao desgaste maior do veículo devido a acelerações, variações de rotação e temperatura do motor, frenagens e diversos obstáculos.

Nas estradas com boa pavimentação, com maior limite de velocidade e mão dupla, o esforço é menor, assim o estado de conservação pode ser maior. 

O tipo de uso faz toda a diferença na compra do carro usado - Foto: Reprodução/ Internet
O tipo de uso faz toda a diferença na compra do carro usado – Foto: Reprodução/ Internet

3. Verifique os hábitos de transporte

Se o carro era usado para transportar cargas pesadas ou muitos passageiros, isso pode ter afetado sua durabilidade. Veículos utilizados para transportar crianças ou animais de estimação podem ter sofrido desgaste em razão da sujeira, pelos, entre outros fatores. 

O que investigar:

  • O carro era usado para transportar cargas pesadas ou muitos passageiros?
  • O antigo dono costumava transportar crianças ou animais de estimação?
  • Se carro foi usado para transportar cargas, qual era o tipo e com que frequência?

4. Marca e modelo do carro fazem diferença

“A durabilidade e confiabilidade de diferentes marcas e modelos podem variar significativamente. É mais vantajoso comprar um veículo de uma marca renomada, mesmo que ele tenha uma quilometragem de 80 mil, em comparação a outro com apenas 20 mil quilômetros, mas de uma marca com histórico de falhas mecânicas”, ressalta. 

A dica aqui é dar preferência para um carro alta quilometragem, desde que esteja em bom estado, seja de uma marca considerada resistente e tenha passado por manutenção regular. 

5. Faça a vistoria cautelar

A vistoria cautelar é um investimento que pode te poupar de muitos problemas. Os profissionais avaliam minuciosamente o estado do carro, a fim de identificar possíveis problemas decorrentes de inatividade ou mau uso. 

A vistoria verifica:

  • Estrutura do veículo
  • Pintura
  • Mecânica
  • Documentação. 

Leia também: Comprar carro usado de um único dono vale a pena? É hora de descobrir a verdade!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA