Yamaha R1 ganha versão milionária para lá de especial

A Yamaha R1 ganhou uma edição exclusiva comemorativa de seus 25 anos. Saiba mais sobre esta máquina que não serve só para enfeite.

A Yamaha R1 é um ícone do segmento e para comemorar seus 25 anos de história, a divisão europeia da marca lança uma versão exclusiva (e cara) da motocicleta. Serão apenas 25 unidades da edição comemorativa R1 Genuine Yamaha Technology Racing (GYTR) Pro 25th Anniversary Edition. 

R1 GYTR Pro 25th Anniversary

Yamaha R1 GYTR Pro 25th Anniversary. Foto: Divulgação

Yamaha R1 edição comemorativa de 25º aniversário

De acordo com a Yamaha, R1 representa sua máquina definitiva de corrida. Foi desenvolvida pelos mesmos engenheiros responsáveis pela máquina vencedora do Campeonato Mundial R1 WorldSBK, o que torna a motocicleta ainda mais especial. 

A marca também ressalta que a edição não é apenas marketing, uma vez que a moto conta com peças de desempenho GYT. Em outras palavras, ela é equipada com componentes que vieram das versões de corrida e não servem apenas para decorá-la. 

Entre esses recursos estão o subquadro traseiro de fibra de carbono ultraforte e leve, projetado para acomodar um tanque de combustível modificado com um centro de gravidade mais baixo e a ECU Magneti Marelli. Isso significa que o modelo conta com maior robustez e eficiência em relação à versão anterior. 

R1 GYTR Pro 25th Anniversary

R1 GYTR Pro 25th Anniversary. Foto: Divulgação

Além disso, conta com o garfo Öhlins FGR400 na dianteira, acompanhado por um amortecedor TTX na traseira com ajuste de pré-carga pneumático, bem como o amortecedor de direção Öhlins. Este é o mesmo sistema de suspensão disponível para os profissionais de corrida Yamaha. 

A aderência posterior é melhorada com o braço oscilante underslung desenvolvido especificamente para o programa de corrida da Yamaha WorldSBK, oferecendo o ângulo máximo de inclinação.

Os freios também estão entre os mais avançados da marca. Os componentes de freio dianteiro e traseiro Brembo fornecem a máxima potência de frenagem.

Alarmante: Roubo e furto de motos em SP aumenta drasticamente! Será que a sua está entre as mais visadas?

Preço de um apartamento caro

Mas como nem tudo são flores, somente 25 sortudos (e endinheirados) podem levar uma dessas para casa. O preço já fixado é de 159 mil euros, em uma conversão sem impostos, sai por R$ 835 mil.

O motivo de estar tão cara é que alguns componentes, como o radiador, são feitos à mão. E não é só isso. As 25 unidades da R1 GYTR Pro 25th Anniversary serão montadas de forma artesanal nas lojas GYTR Pro da Europa. 

Ainda assim, todas já têm donos que fizeram a reserva online. Mas não se preocupe, se você tem esses quase R$ 850 mil sobrando, pode colocar seu nome na lista de espera e se um dos compradores desistir, será sua.

Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA