Yamaha lança linha 2017 da YBR Factor 125i ED e da Fazer 150 SED UBS 2017

A Yamaha está lançando no País a linha 2017 da YBR Factor 125i ED (R$ 7.390 + frete) e da Fazer 150 SED UBS (R$ 9.590 + frete). Ambas têm garantia de três anos e contam com revisão a preço fixo até os 30 mil quilômetros. Já disponíveis nas concessionárias da marca, a primeira moto está à venda nas cores Red Hot e Preto Eclipse, e a segunda nos tons Racing Blue, Dark Magenta, Branco Cristal e Preto Eclipse.

YBR Facor 125i ED

Com rodas de liga leve, farol de design moderno, lanterna traseira bipartida e rabeta afilada, seu desenho segue a tendência das motocicletas de maior cilindrada. O novo motor BlueFlex monocilíndrico de 124,9 cm³, com comando único no cabeçote (SOHC), injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar, produz torque de 1,16 kgfm a 6.000 rpm (etanol) e 1,15kgfm a 6.000 rpm (gasolina) e potência de 11,1 cv a 7.500 rpm (etanol) e 11 cv a 7.500 rpm (gasolina).

O tanque de combustível do veículo tem capacidade para 15,7 litros. O conjunto ciclístico é formado por suspensão dianteira com garfo telescópico convencional e curso de 120 mm, e suspensão traseira amortecida por sistema bichoque, com 111 mm de curso na roda e molas com acionamento progressivo. Já o sistema de frenagem conta com disco de 245 mm de diâmetro de acionamento hidráulico na dianteira, de série, e freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, de acionamento mecânico.

A Factor 125i utiliza pneus Metzeler sem câmara, com medidas 90/90-18 na roda traseira. Tem ainda lampejador de farol alto, partida elétrica e protetor sob o escapamento (anti-queimadura). O painel de instrumentos é totalmente digital, com indicador de marchas, relógio, odômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível entra na reserva. O velocímetro dispensa o uso de cabo, a tarefa fica a cargo de um sensor de velocidade instalado no motor. A moto traz também o indicador ECO no painel de instrumentos, que informa quando o propulsor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência econômica.

Fazer 150 SED UBS 

Um dos principais diferenciais da moto é o sistema UBS (Unified Brake System), que unifica a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, o acionamento do pedal, e distribui a força de frenagem entre os freios para uma frenagem mais eficiente. Seu coração é o motor monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC) e arrefecimento a ar, que desenvolve 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, ambos atingidos a 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgfm com gasolina e 1,295 kgfm com etanol, disponível a 5.500 giros.

Com a posição do guidão mais baixo e a pedaleira mais recuada, a pilotagem é similar a irmã maior Fazer 250. Visualmente, a motocicleta apresenta lanterna traseira bipartida e mesa do guidão em alumínio fundido com o nome Fazer estampado. A segurança do passageiro é oferecida com as alças do garupa em alumínio. O painel de instrumentos tem iluminação branca em LED, é analógico e digital e contem o exclusivo marcador de marcha, fuel trip e o indicador “ECO”, que acende quando o propulsor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.

Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a moto traz um conjunto ciclístico que inclui sistema hidráulico no freio dianteiro, com disco de 245 mm de diâmetro. O freio traseiro a tambor tem 130 mm de diâmetro. As rodas são em alumínio e envolvidas por pneus sem câmara Metzeler. A suspensão dianteira tem garfo telescópico e curso de 120 mm, e a suspensão traseira é amortecida pelo sistema bichoque, com curso de 92 mm (112mm na roda).

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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