Xiaomi já entregou 300 mil carros em 15 meses
A Xiaomi Auto atinge 300 mil entregas em apenas 15 meses, impulsionada pelo sucesso do sedã SU7 e o lançamento de novos modelos.
A Xiaomi Auto, a jovem e ambiciosa divisão automotiva da gigante tecnológica chinesa, alcançou um marco impressionante: 300 mil unidades entregues em apenas 15 meses desde seu lançamento no mercado chinês. Esse volume representa uma média de 647 veículos entregues por dia, solidificando a presença da marca no competitivo cenário dos veículos elétricos.
Fundada em 2021 pelo carismático fundador e presidente da Xiaomi, Lei Jun, a Xiaomi Auto rapidamente ganhou destaque. Seu primeiro modelo, o sedã elétrico SU7, foi apresentado em dezembro de 2023 e lançado oficialmente em 28 de março de 2024, tornando-se um sucesso instantâneo de vendas na China.
Em 27 de fevereiro, a marca expandiu sua linha com o SU7 Ultra, um carro esportivo de preço mais elevado. A família cresceu ainda mais com o lançamento do crossover YU7 em 26 de junho, cujas entregas começaram em 6 de julho.
O anúncio de 300 mil entregas acumuladas foi feito pela Xiaomi em 10 de julho. Dados obtidos pela CarNewsChina revelam que o primeiro veículo da Xiaomi foi entregue em 3 de abril de 2024. Isso significa que a Xiaomi levou 464 dias para atingir essa marca, mantendo uma média de 647 veículos por dia, ou cerca de 27 unidades por hora.
O ritmo de entregas aumentou consideravelmente: em 2024, a média diária era de 511 carros, mas em 2025 esse número saltou para 840 unidades por dia, superando a marca de um veículo entregue a cada dois minutos. Até o momento, em 2025, a Xiaomi Auto já entregou 160.513 veículos.
A trajetória de crescimento é notável. Foram necessários mais de sete meses para que a Xiaomi entregasse os primeiros 100 mil carros. No entanto, o carro de número 200 mil foi entregue apenas quatro meses depois, e mais três meses e meio foram suficientes para atingir a marca de 300 mil entregas acumuladas.
Desafios de demanda
O sedã Xiaomi SU7 é, atualmente, o principal motor desse volume de entregas. O SUV YU7, recém-lançado, começou a ter suas unidades entregues apenas em julho, e o esportivo SU7 Ultra, de preço mais elevado, tem uma demanda naturalmente menor.
Curiosamente, os tempos de espera para os modelos refletem a alta procura: o SU7 Ultra tem um tempo de entrega de 6 a 18 semanas, enquanto o SU7 sedã regular pode levar de 33 a 42 semanas para ser entregue. O recém-lançado Xiaomi YU7 apresenta o maior tempo de espera, entre 40 e 60 semanas, indicando que a capacidade de produção para o próximo ano já está esgotada para o YU7.
Para 2025, a Xiaomi Auto tem uma meta ambiciosa de vender 350 mil unidades. Até 10 de julho, a empresa já havia cumprido 45,7% desse objetivo. O lançamento da fase dois (F2) da fábrica em Pequim será crucial para que a empresa possa aumentar seu volume de produção e alcançar essa meta audaciosa, consolidando ainda mais sua posição no cenário automotivo global.
Leia também: SUV elétrico Xiaomi YU7 inicia entregas na China, com espera de até 62 semanas
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.