Xiaomi desenvolve tecnologia de nível de combustível e confirma foco em carros híbridos
Xiaomi patenteia tecnologia de software para estabilizar o nível de combustível, confirmando que a empresa trabalha em veículos híbridos ou de autonomia estendida. Veja também os detalhes dos próximos lançamentos YU9 e YU7 GT.
A Xiaomi, gigante de tecnologia que se firmou no setor automotivo, confirmou que seu desenvolvimento de veículos não está limitado apenas a modelos puramente elétricos. Uma nova patente, publicada em 5 de dezembro pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual, revela o trabalho da empresa em uma tecnologia de software para estabilizar a exibição do nível de combustível em veículos equipados com tanques de armazenamento.
Xiaomi desenvolve tecnologia de nível de combustível e confirma foco em carros híbridos
Segundo o IT-home, esta patente é classificada nas reservas técnicas da Xiaomi para veículos a combustível e híbridos, indicando um foco claro em tecnologias de autonomia estendida ou sistemas híbridos.
Estabilizando a Leitura de Combustível
O documento detalha um método inovador baseado em software para corrigir as flutuações e variações abruptas nas leituras de combustível que são mostradas ao motorista.
Como Funciona:
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O sistema determina um valor inicial para o nível de combustível no tanque.
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Compara esse valor com a leitura em tempo real do sensor.
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Se a diferença entre a leitura inicial e a do sensor exceder um limite predefinido, o sistema executa ajustes sucessivos e graduais no valor exibido ao motorista.
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O processo continua até que a discrepância seja reduzida abaixo do limite, minimizando assim as variações bruscas causadas por movimentação do combustível (durante a condução), comportamento do motorista ou desvios temporários dos sensores.

A patente descreve essa abordagem como específica para veículos com armazenamento de combustível, diferenciando-a da linha de veículos puramente elétricos (BEV) da Xiaomi.
Expansão da Linha e Produção em Alta
Embora a patente não especifique quais modelos utilizarão o novo sistema, ela complementa uma série de outras patentes recentes da Xiaomi relacionadas a controle de chassi, sistemas de controle de deriva e desenvolvimento de materiais para baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP).
Enquanto isso, a mídia automotiva chinesa aponta que a Xiaomi está preparando três novos veículos para lançar no futuro:
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YU9 (SUV Grande): Um modelo de três fileiras, com mais de 5.200 mm de comprimento, equipado com lidar e direção nas rodas traseiras.
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SU7 (Revisado): Versão atualizada do modelo existente, com upgrades de hardware e software, e possível variante de entre-eixos alongado para ampliar o espaço traseiro.
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YU7 GT: Uma versão de alto desempenho do YU7, com estimativas de potência superior a 1.000 cavalos, gerada por uma configuração de motor duplo.
A produção da Xiaomi continua em ritmo acelerado. Em novembro de 2025, a empresa entregou 46.249 veículos de nova energia. No total, desde abril de 2024, a Xiaomi já entregou mais de 500.000 veículos, superando sua meta anual de 350.000 unidades para 2025.
Xiaomi focando em híbridos! Essa tecnologia de estabilização de combustível é essencial, ou só um detalhe de software? Comente!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.